Slide

10/recent/ticker-posts

Terminal de granéis do Porto de Suape investe para atrair carga de grãos do Matopiba


O escoamento da crescente produção de grãos da região conhecida como Matopiba, que engloba áreas localizadas nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é um dos focos principais do consórcio SUA Granéis que, em março, arrematou o Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Suape em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo.

“O Matopiba está no nosso radar!”, afirma Manoel Ferreira, diretor da SUA Granéis. Segundo ele, os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) este mês mostram que a safra de grãos do Nordeste deve crescer quase 17% em 2022, chegando a 28 milhões de toneladas, o que significa um recorde na série histórica.

“Sete dos nove Estados da região devem puxar o crescimento e, três deles, Maranhão, Piauí e Bahia, os quais integram o Matopiba, devem colher algo próximo de 26 milhões de toneladas, pouco mais de 90% do total”, ressalta Ferreira. Segundo ele, a ideia é viabilizar

Como outros fatores que animam a empresa a focar nessa região, ele cita o atual estrangulamento na capacidade de armazenagem e o congestionamento de portos para a descarga de fertilizantes.

O crescimento da produção de granéis vegetais da região do Matopiba e o potencial de escoamento pelo Porto de Suape será tema de evento realizado nesta sexta-feira (17), às 10h, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Realizado pela SUA Granéis, em parceria com o Porto de Suape, o encontro reunirá empresários, executivos e técnicos dos segmentos de portos e logística que, na ocasião, terão oportunidade de ouvir palestra do diretor executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, que também é consultor da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso.

Nesse evento queremos avaliar as alternativas e discutir a viabilidade de realização de investimentos com o objetivo de criar condições para atrair parte das cargas que hoje chegam por via rodoviária aos portos de Aratu (BA) e Itaqui (MA). A ideia é evitar possíveis congestionamentos operacionais tendo em vista o esperado crescimento exponencial de cargas do Matopiba”, afirma.

Além da produção de grãos do Matopiba, a SUA Granéis também foca em cargas como coque de petróleo, açúcar, barrilha e fertilizantes, além de carga geral e neogranéis.

O consórcio, liderado pela empresa pernambucana Agemar, que tem como sócias a Marlog, da Paraíba, e a Loxus, do Paraná, planeja investir cerca de R$ 60 milhões em itens como aquisição de sistemas de recepção rodoviária, moderno equipamento de transportador de correias e na expansão de área de armazenagem.

“Queremos disponibilizar todos os recursos necessários para garantir elevada produtividade e para oferecer soluções que representem, de fato, um diferencial para o setor”, explica o diretor.

Postar um comentário

0 Comentários