Slide

10/recent/ticker-posts

No Dia do Motorista, ação do Detran-PE disponibiliza serviços e reforça a necessidade de segurança no trânsito


Profissionais do volante comemoram, hoje (25), o Dia do Motorista. Para marcar a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou, pela manhã, ação que ofereceu serviços e prestou orientações de segurança para condutores que trafegavam pela Rodovia PE-009. Equipes da Diretoria de Fiscalização e da Educação para o Trânsito atuaram no Km 30, utilizando simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez, além do Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo.

Com o simulador de direção foi possível oferecer ao motorista uma visão das condições de direção, estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, mostrou situações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. O uso do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas.

Desenvolvida pela Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional juntamente com a Diretoria de Fiscalização do órgão, a programação do Dia do Motorista incluiu ainda, o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça, disponibilizada a pedestres, provocou sensações de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Ao mesmo tempo, agentes de trânsito fizeram uso do etilômetro passivo (bafômetro utilizado por aproximação), com os condutores que transitavam pela rodovia, como medida de prevenção.

Já aqueles condutores que possuem filhos pequenos, tiveram a oportunidade de tomar conhecimento sobre o uso correto das cadeirinhas, equipamento essencial para a segurança no transporte de crianças. Técnicos do órgão mostraram os tipos de cadeirinhas, a idade adequada para cada uma delas é a forma apropriada de fixação nos veículos. Durante a programação, o Detran Itinerante ofereceu serviços como, informações sobre renovação de Carteiras de Habilitação, emissão de taxas, agendamento de serviços e 2ª via de Habilitação, agilizando o atendimento para os usuários do órgão.

Postar um comentário

0 Comentários