Slide

10/recent/ticker-posts

Dois engenheiros vão a Boston buscar solução que reduza alagamentos no Recife

Alexson Caetano e Gastão Cerquinha foram selecionados em um desafio do Tiradentes Institute, via Unit-PE, em parceria com a Prefeitura do Recife, com base em inovação, tecnologia e impacto social. Eles terão apresentação, visita técnica e aprendizados.

Modelo pretende monitorar regiões mais vulneráveis e propor soluções.

Dois engenheiros de Pernambuco viajam a Boston (EUA), na próxima segunda-feira (03/10), para aprimorar uma solução que ajude a reduzir o impacto das marés no Recife. Alexson Caetano e Gastão Cerquinha desenvolvem ideia para identificar quais regiões estão vulneráveis e de que forma as marés refletem nos alagamentos das vias da capital pernambucana, em períodos de chuva. Eles viajarão com tudo pago e uma bolsa-auxílio para executar o projeto ao longo de dez meses.

Na cidade referência em inovação, a dupla fará visita ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e à Universidade de Massachusetts (Umass Boston) para apresentações do projeto e visitas técnicas. Esta etapa do programa tem como objetivo a troca de conhecimentos. Como também, a aproximação da dupla das experiências norte-americanas no controle de inundações, dando suporte ao desenvolvimento do Modelo de Gestão em Zonas Protetivas (Protege).

A seleção

O modelo foi selecionado ano passado, em um desafio, lançado a universitários e recém-formados, residentes no Recife. A iniciativa é do Tiradentes Institute, do Grupo Tiradentes, via Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), em parceria com a Prefeitura do Recife. A seleção foi realizada por uma banca examinadora, via pitch day, com base em inovação, tecnologia e impacto social. A intenção é incentivar e desenvolver soluções para os problemas da cidade.

"Ficamos felizes em contribuir com soluções que tragam melhorias à cidade e à vida da população. É um de nossos pilares'', afirma a reitora do Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), Vanessa Piasson. A dupla selecionada ganhou uma bolsa de dez mil reais cada para desenvolver o projeto, além de uma viagem técnica. As ideias poderão inspirar a gestão municipal em relação aos impactos das marés.

Em tempo real

O projeto deles propõe métodos de zoneamento, monitoramento e mitigação dos impactos das marés na cidade. Os engenheiros irão analisar o sistema e construir um modelo computacional hidrodinâmico, por meio de softwares, para simular o comportamento da rede de galerias e o impacto de determinado volume de água, gravidade e pressão atmosférica.

Com isso, será possível ver em tempo real, de acordo com as precipitações, quais áreas serão alagadas. “A gente percebeu que as soluções existem e o melhor uso precisava ser determinado. Através do Protege, é possível determinar as zonas e propor as melhores soluções para cada região”, diz o engenheiro Gastão Cerquinha. As soluções incluem adaptação de casas, criação de bacias de detenção, aterrar algumas áreas, entre outras.

Postar um comentário

0 Comentários