Slide

10/recent/ticker-posts

Neoenergia Pernambuco alerta sobre cuidados com a energia elétrica durante reformas residenciais; Confira dicas

As recomendações dadas pela distribuidora buscam evitar acidentes domésticos com eletricidade.


A construção ou reforma de uma residência pode representar um momento especial de cuidado com o lar. O entusiasmo com a obra e a expectativa pelo resultado, porém, não podem ficar à frente da segurança. Neste caso, os cuidados com a rede interna de energia devem ser redobrados para evitar acidentes domésticos. A Neoenergia Pernambuco alerta para os cuidados necessários ao realizar obras, desde pequenas até grandes reformas.

Durante os serviços, a atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais para redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é uma das regras essenciais de segurança. A aproximação das obras da rede elétrica com falta de atenção, desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramentas, podem ser fatais caso haja contato do trabalhador com a rede energizada. É importante lembrar que antes de começar a obra, deve-se observar a distância da fiação elétrica e respeitar os limites. Paredes, janelas e sacadas não devem ser construídas a menos de 2,5 metros da rede de distribuição de energia.

Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da Neoenergia Pernambuco estão autorizadas a fazê-lo. Também é preciso estar atento na hora de utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede. Estes objetos sempre deverão ter sua extremidade a uma distância maior ou igual a 2,5 metros da rede elétrica.

O cuidado também deve ser seguido ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico. Obedecer a distância de segurança é fundamental.

A principal atitude que a pessoa deve seguir ao construir ou reformar algum imóvel é se direcionar até a prefeitura da cidade e buscar um profissional habilitado para regularizar a situação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado. Eles irão confirmar se tudo está em conformidade e se a obra poderá ser realizada com segurança.

As instalações de antenas de Rádio e TV devem ser feitas longe da rede elétrica, pois os suportes desses equipamentos em sua maioria são de metal. Durante a instalação, é importante ter cuidado ao movimentá-los ou incliná-los para não atingir cabos energizados. Vale ressaltar que remoção das antenas em dias de chuva e caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

CONFIRA OUTRAS DICAS IMPORTANTES

• Evite a circulação em áreas com instalações elétricas que ofereçam riscos de acidentes, principalmente dentro de construções.

• Energizar cercas comuns é proibido e perigoso, podendo provocar acidentes. Existem no mercado empresas habilitadas que instalam cercas especiais para melhorar a segurança do seu imóvel.

• Nunca realize ligações clandestinas na rede elétrica; elas trazem riscos de acidentes, provocam oscilação no fornecimento, podem queimar aparelhos elétricos, além de ser crime previsto no Código Penal brasileiro.

• Em construções ou reformas, mantenha uma distância de segurança para evitar o contato acidental com a rede elétrica. Esse é o tipo de acidente com eletricidade é muito frequente no Brasil, seguido das ligações clandestinas de energia.

• Em residências com crianças pequenas, tomadas e demais conexões devem ser protegidas e tapadas, para evitar o contato acidental ou por curiosidade da criança.

• Cuidado ao utilizar escadas, principalmente nas áreas externas. Antes de apoiá-las, observe se está distante da rede elétrica.

• Se for realizar intervenções na rede elétrica interna, contrate um profissional qualificado para realizar o serviço.

Diante de um acidente envolvendo a rede elétrica, acione o Serviço Médico de Emergência pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para ocorrências na rede, a Neoenergia Pernambuco pode ser contatada pelos canais de atendimento, como o site (www.neoenergiapernambuco.com.br), Whatsapp e o 116.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,9 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Postar um comentário

0 Comentários