Slide

10/recent/ticker-posts

Patrulha Ambiental e Romut realizam apreensão de arma e munições de caçadores em Santa Cruz


Os efetivos da Patrulha Ambiental e de Rondas Ostensivas Motorizadas Urbanas Táticas (Romut), ligados à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE, realizaram uma ação conjunta para coibir um crime de caça de animais silvestres e porte ilegal de arma de fogo no município.

De acordo com informações, um cidadão acionou o Sispol relatando que caçadores entraram em sua propriedade (sítio) na estrada do Pará armados para caçar rolinhas.

De imediato foi montada uma operação conjunta com a Romut e Patrulha Ambiental e os efeitos se deslocaram para a propriedade.

Ao perceberem a presença das equipes os caçadores empreenderam fuga em meio a vegetação de Caatinga e, como eles conheciam muito bem o terreno se deslocaram com rapidez e conseguiram fugir.


Na fuga os caçadores deixaram para traz uma espingarda calibre 36 com 09 cartuchos intactos e 186 defragados, além de um cinto cartucheira, duas redes de caça e 200 rolinhas abatidas.

Todo o material apreendido foi apresentado a autoridade policial na delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe.

O art. 29 da lei 9.605/1998, na seção dos crimes contra a fauna, prevê:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

[...] § 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

Em Santa Cruz do Capibaribe, este tipo de crime pode ser denunciado através dos telefones: (81) 98239-1922 ou (81) 99615-6389.

Postar um comentário

0 Comentários