Slide

10/recent/ticker-posts

Procon/PE registra aumento de endividados com cartão de crédito e orienta consumidores

FOTO: Surama Negromonte.

O Procon/PE registrou nos meses de julho e agosto uma alta na demanda de atendimentos referentes à dívida com cartão de crédito, acentuada após o Mutirão dos Superendividados realizado no início do mês passado. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, 250 pessoas foram atendidas nos meses de julho e agosto para resolver dívidas com cartão.

Essa forma de pagamento tem sido a grande vilã na hora de fechar as contas do mês, por isso, o Procon/PE passa algumas orientações para as pessoas que usam o cartão de crédito como principal ferramenta de compra no dia a dia, para que não fiquem endividadas: não comprar por impulso, gastar apenas o planejado; nunca usar mais de 30% da renda total com o cartão; em relação ao pagamento da fatura, é aconselhável que o consumidor pague o valor total dentro do vencimento, pois, se optar pelo valor mínimo, a instituição financeira faz o parcelamento total da fatura do mês com altos juros.

“Educar o consumidor pernambucano a equilibrar suas contas é uma das tarefas do Procon Pernambuco. A orientação é que os consumidores endividados busquem contato com os credores para que a negociação seja baseada dentro da sua realidade financeira e que, acima de tudo, estejam atentos ao uso do cartão de crédito para que não termine comprometendo o orçamento mensal da família”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides.

NAS - Para orientar financeiramente o consumidor, o Procon/PE conta com o NAS (Núcleo de Apoio aos Superendividados), criado para orientar as pessoas com muitas dívidas. O serviço auxilia na realização de um acordo com a instituição financeira na qual os consumidores têm débito. Um psicólogo ajuda no atendimento.
O Procon/PE fica na Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José, o horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Outras informações pelo 0800.282.151.

Postar um comentário

0 Comentários