Slide

10/recent/ticker-posts

Setembro Vermelho: cardiologista alerta para os cuidados com a saúde cardiovascular


As doenças relacionadas ao coração e ao sistema cardiovascular estão entre as principais causas de morte no mundo, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde. Por causa disso, o mês de setembro também é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde cardíaca e a prevenção dos problemas cardiovasculares, lembradas no Setembro Vermelho. No Brasil, somente este ano, foram registradas 283.559 mortes por doenças do coração, conforme aponta o cardiômetro, marcador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Entre as doenças cardiovasculares mais comuns estão o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca. A maioria dos óbitos decorrentes desses problemas está ligado aos hábitos de vida e poderiam ser evitados com prevenção e tratamentos precoces. “Os hábitos da vida moderna, como sedentarismo, consumo excessivo de comidas industrializadas e estresse recorrente tem contribuído com esse aumento das doenças cardiovasculares. Além disso, as pessoas têm o costume de procurar ajuda médica somente quando o problema está aparente, iniciando os tratamentos de forma tardia”, aponta o cardiologista Nemer Tarraf, do Grupo Hapvida NDI.

“Cuidar do coração está ligado a atuar na prevenção primária, ou seja, evitar o que pode fazer mal ao coração. O consumo de comidas gordurosas, por exemplo, contribuem com o aumento do colesterol ruim e isso leva ao entupimento das artérias. Já o tabaco aumenta o risco de acidente vascular cerebral. Esses hábitos precisam ser retirados no nosso dia a dia para favorecer a nossa saúde. Em contrapartida, é necessário praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada com uma dieta rica em frutas vegetais e carnes magras, e evitar o consumo de álcool e tabaco”, enfatiza o especialista.

Os cuidados com a alimentação e hábitos de vida saudáveis são importantes, mas o cardiologista lembra que manter as consultas de rotina com um especialista são essenciais. “A maioria das doenças cardiovasculares são silenciosas. Por isso, é importante a realização de check ups anuais, principalmente se a pessoa tem histórico familiar, e isso não vale apenas para idosos, mas para pessoas de qualquer idade, desde a infância. Os exames possibilitam identificar as doenças cardiovasculares de forma precoce, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento. A prevenção é sempre a melhor forma de combater grandes partes dos problemas que afetam a nossa saúde”, alerta o cardiologista Nemer Tarraf.

Postar um comentário

0 Comentários