Slide

10/recent/ticker-posts

Cursos tecnólogos têm alta procura por serem voltados ao mercado de trabalho e terem menor tempo para conclusão

Dia do Tecnólogo, comemorado nesta quinta (06/10), vem para quebrar mitos acerca desse tipo de formação, como explica o professor Guilherme Alexandre, gestor acadêmico da Faculdade Nova Roma.


Por ser um curso de nível superior voltado para o mercado de trabalho e com menor tempo para conclusão que os de bacharelado ou licenciatura, os tecnólogos, também conhecidos como de tecnologia ou graduação tecnológica, são bastante procurados por quem está em busca de uma formação superior. O Dia do Tecnólogo, celebrado nesta quinta-feira (06/10), vem para quebrar mitos acerca desse tipo de formação, como explica o professor Guilherme Alexandre, gestor acadêmico da Faculdade Nova Roma - FNR.

O primeiro mito a ser rompido é o de que o tecnólogo é um profissional com formação em curso técnico, sendo que esse último é de nível médio. "Na verdade, a formação tecnóloga tem o objetivo de formar especialistas em determinadas áreas. São cursos focados na prática, por isso o tempo de duração é mais curto. Muitas pessoas que já estão no mercado de trabalho, mas buscam um diploma, optam por esse tipo de formação e dão um upgrade no currículo", comenta o professor Guilherme Alexandre.

Um segundo mito a ser quebrado é o de que com a formação tecnóloga não é possível ingressar em uma pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu. "No Brasil, isto é totalmente possível. Com o tecnólogo, há a opção de ingresso em uma especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado", garante o gestor acadêmico. Ele acrescenta que, na unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma, estão disponíveis os cursos tecnólogos em Gestão Comercial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

Tanto o mercado nacional quanto o internacional oferecem oportunidades para o Gestor Comercial, como destaca o Coordenador do Núcleo de Gestão e Negócios da FNR, Gilson Feitosa. "Com o advento das novas formas de tecnologia, de comunicação e de informação, as mudanças constantes nas áreas econômica, legal e tributária e, ainda, com a aceleração causada pela pandemia, a transposição para o ambiente virtual excedeu qualquer expectativa no mercado e revelou que a mentalidade para os ambientes físicos eram limitadas e que a transformação digital, bem como o entendimento sobre a inteligência de mercado, pontos fundamentais para todas as áreas e segmentos, trouxeram, ainda, o anseio por profissionais que possuam expertise em marketing digital, logística, custos, tecnologia e inovação. O curso tecnólogo em Gestão Comercial capacita para tudo isso".

Já o setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até o ano de 2024, vai haver a criação de 420 mil novas vagas na área, gerando ainda mais oportunidades. É o que relata o também Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação - TI - da FNR, Guilherme Alexandre. "Wireless, wifi, casas inteligentes, Alexa, Siri, inteligência artificial, plataformas e sistemas de 'nuvem', aplicativos em geral: tudo isso e muito mais precisa estar em constante atualização para corresponder às atuais demandas do estilo de vida moderno. Por isso, os tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores são ótimas oportunidades para quem já atua ou quer atuar nas áreas".

Postar um comentário

0 Comentários