Slide

10/recent/ticker-posts

DETRAN-PE: Começa formação de novos examinadores de trânsito


Na manhã de hoje (17), teve início novo curso para formação de examinadores de trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). A capacitação vai aumentar o número de profissionais aptos a avaliar as provas práticas de habilitação. A formação é exclusiva para servidores efetivos do órgão, que precisa ter instrução superior completa, ser maior de 21 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e mais de 2 anos habilitado, além de ser aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos.

As aulas seguem até 21 de novembro, de segunda a sexta, manhã e tarde, na sede do órgão, em Recife, conforme declarou o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, na abertura das aulas. Ele ainda salientou a importância de aumentar o quantitativo de servidores, sempre pensando no melhor atendimento á população. “Com isso vamos acelerar a realização de provas para a Carteira Nacional de Habilitação, reduzindo a demanda dos agendamentos”, analisou. O diretor de Operações do Detran-PE, Nivaldo Carneiro, também destacou a necessidade da formação, como o empenho dos profissionais do RH do órgão na estruturação e formulação da capacitação.

Com a conclusão do curso será possível aumentar a quantidade de provas práticas, reduzindo a demanda e o prazo dos agendamentos. Com 208 horas/aula, divididas em parte teórica e prática, a capacitação foi elaborada e desenvolvida pela Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE como parte do programa Educação Corporativa. A programação prevê duas turmas com até 40 participantes cada uma. A primeira, que teve início nesta segunda, e a próxima, prevista para começar em 28 de novembro e finalizar em 29 de dezembro.

O programa do curso é dividido em 14 módulos, envolvendo vários aspectos. O primeiro aborda Didática, em seguida tem o específico para Língua Portuguesa, seguido do módulo que trata dos Fundamentos da Educação. Ainda estão incluídos no conteúdo programático Direção Defensiva, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito, Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego, Noções sobre Funcionamento do Veículo/Mecânica Básica e Legislação de Trânsito.

Abrangente, o programa conta ainda com Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, Prática de Direção Veicular em Veículo de Duas e Quatro Rodas, Prática de Ensino Supervisionado, Aspectos Psicológicos no Processo de Avaliação, Fundamentos do Processo da Avaliação e Papel do Examinador no Processo de Habilitação. Em cada módulo serão utilizados vídeos e exercícios interativos para fixação do aprendizado.

O curso prepara o examinador para receber o candidato e conduzir o exame com responsabilidade e ética. No fim de cada módulo haverá prova baseada nas aulas expositivas e práticas. Para aprovação, o participante precisa obter 70% de aproveitamento por módulo, caso contrário, deverá fazer nova prova. Com a finalização da capacitação, o participante fica qualificado para atuar na formação, atualização, qualificação e reciclagem de condutores de veículos automotores e elétricos. Os módulos serão ministrados por técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE e agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do órgão.

Postar um comentário

0 Comentários