Slide

10/recent/ticker-posts

TOC: saiba o que é e descubra se você tem o transtorno


Todo mundo pode ter algumas manias, que não extrapolam o senso comum, muitas vezes por organização e outros motivos normais do ser humano. Mas quando isso se torna algo que afeta a rotina da pessoa, gerando sofrimento ao indivíduo, isso pode ser Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, que possui algumas características específicas, como explica o psiquiatra credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Lucas Aguiar.

“O TOC é um transtorno psiquiátrico onde se apresentam crises recorrentes de obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira, e a única forma para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade”, ressalta.

O especialista destaca ainda como pode ser feito o diagnóstico, muitas vezes percebido pelo portador do transtorno. “O diagnóstico muitas vezes é feito pelo próprio paciente, ao repetir demasiadamente hábitos, ou pela presença de pensamentos intrusivos, e até por atrapalhar a rotina diária. Entretanto, o diagnóstico preciso deve ser feito por um médico, preferencialmente que atue na área de psiquiatria/saúde mental”, orienta.

Dr. Lucas Aguiar finaliza enfatizando sobre o tratamento e se há associação do transtorno com outras doenças. “Este transtorno, que tem tratamento geralmente com medicamento e terapia, pode estar associado a outras patologias. O TOC, via de regra, gera uma ansiedade muito grande no paciente e também pode estar associado a outras patologias/comorbidades como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH, e a Síndrome de Tourette. Ou seja, um mesmo paciente pode ter mais de um transtorno simultaneamente”, conclui.

Postar um comentário

0 Comentários