Slide

10/recent/ticker-posts

Cooperação técnica define organização e realização da 20º Feira de Educação para o Trânsito

Programação gratuita vai reunir atividades educativas e recreativas na Praça de Eventos de Camaragibe.


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e a Prefeitura Municipal de Camaragibe firmaram parceria para ação em prol da conscientização de jovens, adultos e crianças na condução de veículos em ruas, avenidas e rodovias. O ato ocorreu na manhã desta quarta-feira (16), com a assinatura de acordo de cooperação técnica para realização da 20º Feira de Educação para o Trânsito, prevista para os dias 06 e 07 de dezembro no município, considerada o maior evento de educação do gênero do Brasil. Conforme estimativas do Detran-PE, cerca de 3 mil estudantes devem participar das atividades previstas para os dois dias. O documento formaliza as condições definidas para a parceria, como recursos financeiros, atribuições dos conveniados, além das questões legais usuais em contratos.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima, representando o diretor-presidente do órgão, Gustavo Carneiro Leão, e a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, assinaram o documento na sede da prefeitura, no bairro do Timbi. “A parceria que firmamos agora, reflete o cuidado e preocupação em garantir à população vias mais seguras e humanizadas para a circulação de veículos”, atestou Jô Lima. A prefeita Nadegi destacou a importância da feira como uma “grande oportunidade para a população conhecer mais sobre mobilidade e o respeito ao ir e vir nas ruas e avenidas, obedecendo às leis de trânsito”. Ela salientou a integração de das diversas secretarias municipais, como Educação, Saúde, Infraestrutura e Fundação de Cultura, para o êxito das atividades previstas.

Conforme os termos do acordo de cooperação técnica, não haverá repasse de recursos financeiros entre o Detran-PE e a Prefeitura de Camaragibe, devendo cada cooperado ficar responsável pelas despesas referentes às ações a ele atribuídas. Também está definido no contrato, que o Detran-PE ficará responsável pela articulação de parceiros para a feira, contratação da infraestrutura para o espaço, atrações para os visitantes, comunicação visual, divulgação e gerenciamento do evento. Para isso, contará com a gestão da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT).

Já a Prefeitura de Camaragibe, além de disponibilizar a área para o evento, vai oferecer apoio operacional e logístico, transporte de 1,5 mil alunos por dia, utilizar cinco estandes com trabalhos escolares da rede municipal, apresentações artísticas do município e escolas da cidade, estrutura de som e palco, guarda dos bens, ambulância para emergências e limpeza do local do evento. Durante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, também estiveram presentes a secretária adjunta de Educação de Camaragibe, Malu Alessio; o chefe de gabinete, Anderson Neves; a comandante da Guarda Municipal, Débora Rocha; o gerente da EPT, Ivson Correia, além de representantes da Guarda de Trânsito do município.

A 20º Feira de Educação para o Trânsito vai contar com 38 participantes dispostos em estandes, funcionando das 9h às 16h. Cada estande oferecerá uma ou mais atividade educativa, priorizando a boa conduta no trânsito. Cerca de 31 parceiros vão integrar a feira, entre organizações públicas, privadas, escolas e outras prefeituras pernambucanas.

Com 112 metros quadrados, o estande do Detran-PE vai oferecer simulador de direção, circuito de trânsito com carrinhos elétricos, óculos de realidade alterada, óculos que simulam embriaguez, além de muita animação para aproveitar a energia da garotada. As atividades serão capitaneadas por técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e agentes da Diretoria de Fiscalização do órgão.

Postar um comentário

0 Comentários