Slide

10/recent/ticker-posts

Verão em Pernambuco: 5 rotas para pedalar e aproveitar Recife e Olinda

Crescimento de uso: em Pernambuco, o número de deslocamentos com bicicletas compartilhadas registrou um crescimento de 76% durante janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.


Recife, fevereiro de 2023 - No verão, é comum que as pessoas passem mais tempo fora de casa para aproveitar os dias mais longos, além de se refrescar das altas temperaturas. Neste período, dentre as atividades prediletas do brasileiro está o ciclismo, uma prática que vem sendo impulsionada nas principais cidades do país por meio dos sistemas de bicicletas compartilhadas da Tembici.

“Em Recife, o número de deslocamentos com as bicicletas compartilhadas registrou crescimento de 76% durante janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento da micromobilidade por meio do uso de bikes contribui para uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida, além de gerar ganhos fundamentais para o meio ambiente. Até o momento, as viagens com as bikes compartilhadas de Recife, durante 2023, economizaram potencialmente 74 toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 520 árvores - enquanto os deslocamentos representam um total de 36 voltas na Terra”, afirma Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

Com esse aumento da adesão de bicicletas, no mês de janeiro em Pernambuco, a Tembici decidiu aproveitar o momento para elencar dicas dos melhores roteiros para passar o verão da melhor maneira possível - ou seja, pedalando. Confira:

ROTA DOS MERCADÕES

Com estações do bike PE em sete mercados públicos da cidade, a rota dos mercadões é repleta de muita história e arquiteturas únicas, que ajudam a contar um pouco sobre a história do povo e cultura recifense. Nesse trajeto, o ciclista cruzará com o Mercado Boa Vista, Mercado da Encruzilhada, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado Casa Amarela, Mercado da Madalena, Mercado do Cordeiro e Mercado Novo Água Fria, todos com estações de bicicletas compartilhadas para facilitar ainda mais o deslocamento entre os mercados.

PARQUE DA JAQUEIRA - RECIFE ANTIGO

Saindo do Parque da Jaqueira, uma das áreas verdes mais famosas da cidade, o percurso de bicicleta pelo Recife Antigo pode ser feito pela ciclovia da Rua do Futuro, que passa pela Rua dos Palmares até chegar ao Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo. No destino, é possível aproveitar as mesinhas na calçada para finalizar a tarde tomando um refresco com vista para o Marco Zero, um dos locais mais bonitos da capital pernambucana. Nesta rota também é possível passar por importantes marcos da cidade como Museu do Frevo, Centro Cultural Cais do Sertão, Marco Zero e Praça Alfândega.

SÍTIO TRINDADE - PARQUE TREZE DE MAIO

No bairro da Casa Amarela, além da oportunidade de conhecer ruínas do Antigo Arraial de Pólvora do Bom Jesus, é possível praticar longas caminhadas na pista de cooper do local. Com uma ciclofaixa disponível para facilitar o trajeto, saia do Sítio Trindade e siga até o Parque da Jaqueira, onde a ciclofaixa continua pela Rua do Futuro e se encontra com a Avenida João de Barros, o principal canal de acesso ao Parque Treze de Maio. Por lá, as opções de lazer são inúmeras, incluindo o indispensável passeio pelos bares descolados da Rua Mamede Simões.

ORLA DE BOA VIAGEM

Começando em um polo cultural e terminando na belíssima praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade de Recife. Esta rota possui uma série de opções de lazer, cultura e alimentação, o percurso da Orla de Boa Viagem é a escolha ideal para aqueles que planejam conhecer os principais pontos turísticos de Recife sem abrir mão de pedalar.

OLINDA

Além do charmoso centro histórico, o ciclista também pode desfrutar das belezas de Olinda por meio de um delicioso passeio de bike pela Orla de Olinda. Saindo da Praça Doze de Março, em menos de 3km é possível chegar até à praia de Casa Caiada, um dos melhores pontos de Olinda para curtir uma praia ou apreciar a vista do mar. Em dias de ciclofaixa de lazer, é possível iniciar o percurso do Centro Histórico com duas opções de saída: Largo do Varadouro ou Igreja do Carmo. Sem a ciclofaixa, o ciclista pode realizar o trajeto utilizando a larga calçada da orla - sempre atento com pedestres e outros ciclistas.

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos, a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

Postar um comentário

0 Comentários