Slide

10/recent/ticker-posts

Dinheiro esquecido em contas chega a 6 bilhões e gera fila para saques; veja quem tem direito

Serviço do Banco Central liberou acesso para saques nesta terça-feira, 7; veja o passo a passo para solicitar saque.


A fila para os saques do 'dinheiro esquecido' nos bancos chegou a quase 300 mil usuários antes mesmo da abertura do programa, na manhã da terça-feira, 7. A estimativa é que sejam necessárias duas horas de espera para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central.

A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça, 28. Os saques começaram nesta terça-feira, 7, às 10h.

Em poucos minutos, quase 300 mil usuários já aguardavam para acessar a página de saque. Pouco menos de uma hora após a abertura, porém, o próprio sistema do BC pediu ao usuário para "retornar em outro momento, pois já há um número muito grande de pessoas aguardando" na fila.

O montante de pessoas na fila se deve à suspensão do sistema que, desde abril do ano passado, não era possível consultar valores esquecidos ou sacá-los. Segundo o BC, o SVR pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

Como sacar

Por meio deste link será possível saber se há alguma quantia a ser sacada. Dentro do site, clique no botão "consulte se tem valores a receber".

Uma janela se abrirá pedindo número do CPF ou CNPJ a ser consultado e data de nascimento (para pessoa física) ou de abertura da empresa (para pessoa jurídica).

Nessa etapa, o sistema apenas irá informar se há ou não alguma quantia a ser sacada a partir do dia 7 de março.

Caso você possua valores a receber, haverá um botão "acessar o SVR" e, após clicar, você será direcionado para a página de sua conta Gov.br. O BC informa que há possibilidade de fila de espera nesse processo do sistema.

O BC também detalhou que cada beneficiário terá 30 minutos dentro do sistema, para solicitar o saque, tempo que, segundo o órgão, é suficiente para realizar o processo, mas que é preciso ficar atento a um reloginho que irá aparecer no canto superior da tela.

O que sua conta Gov.br precisa ter

Para acessar valores de pessoa jurídica, a conta Gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado. Em caso de pessoas físicas ou pessoas falecidas, a conta tem que ser nível prata ou ouro. A seguir, saiba como proceder:

Por padrão, toda conta criada pelo Gov.br recebe o selo bronze. Existem métodos online para você aumentar de nível, inclusive pelo próprio aplicativo da plataforma. Um sistema de verificação facial já pode ser suficiente para essa melhoria.

Para elevar o nível de segurança para o selo prata há diversas formas de fazê-lo. Quem tem cadastro no Denatran, por exemplo, pode usar esses dados para obter o selo prata, já que o sistema cruzará as informações com sua CNH. Já quem é servidor, utilizando dados do Sigepe também é possível elevar o nível. Há ainda uma terceira forma, que é validação com cadastro de banco pela internet. Verifique na lista se essa opção é possível com seu banco.

Já para obter o selo ouro é preciso fazer o reconhecimento facial. Nesse caso, recomendamos o uso do app gov.br para celular, que irá utilizar a câmera do seu aparelho para o processo.

Postar um comentário

0 Comentários