Slide

10/recent/ticker-posts

Santa Cruz persiste no erro: Após alagamentos, imagem aérea mostra ruas e casas recém construídas dentro de açude

Açude da Manhosa em 20/03/2023. Foto: Silvano Arruda/Reprodução Instagram.

Após vermos o sofrimento de diversas famílias em vários bairros de Santa Cruz do Capibaribe após uma forte chuva que caiu no sábado, 18 de março de 2023, é possível observar que as áreas afetadas são, em sua grande maioria, resultados de construções feitas às margens do rio e de e riachos espalhados pela cidade.

Santa Cruz do Capibaribe teve ao longo dos anos, muitas áreas consideradas de risco que foram invadidas e viraram residências e o poder público sempre fechou os olhos para isso. Diversos córregos espalhados pela cidade também estão sempre cheios de esgoto a céu aberto.

Para quem acha que houve alguma mudança e alguma conscientização, uma imagem aérea divulgada nas redes sociais mostra que no presente há uma constante ampliação de áreas sem a devida estrutura. No conhecido Açude da Manhosa houve recentes construções de ruas que avançam cada vez mais para dentro do reservatório. Foram colocadas carradas de metralhas aterrando parte do Açude e casas estão sendo construídas dia a dia em áreas onde não deveriam e ficaram quase dentro da água após a barragem encher.

Todo o esgoto deste loteamento também tem destino certo, é jogado diretamente dentro do açude, onde pessoas desinformadas ainda costumam pescar e tomar banho e assim o Açude da Manhosa tem sido transformado num enorme problema de saúde pública.

As imagens impressionam, o poder público fecha os olhos mais uma vez e novas áreas de risco vão se formando, até que um dia quando a chuva vem, as águas se acumulam porque tiveram seu curso original interrompido e abrem caminho de qualquer maneira, deixando um rastro de destruição por onde passam.

A culpa é da chuva?

Postar um comentário

0 Comentários