Slide

10/recent/ticker-posts

TCU dá cinco dias para Bolsonaro devolver 2º pacote de joias sauditas

Devolução é referente a pacote de joias masculinas que passou pela Receita, sendo entregue ao então presidente. TCU pede que Bolsonaro entregue um fuzil e uma pistola presenteados durante visita ao Emirados Árabes.


O Tribunal de Contas da União (TCU) fixou prazo de cinco dias para que Jair Bolsonaro devolva um estojo com joias masculinas enviado como presente ao então presidente após visita à Arábia Saudita.

O segundo pacote, que adentrou o país com o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e seu assessor, continha um relógio, uma caneta, duas abotoaduras, um anel e um tipo de rosário. No caso, ao contrário do conjunto de colar e brincos que seria presente para ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, os itens chegaram ao seu destino final e foram entregues ao ex-presidente.

A existência de um recibo que mostra que o suposto presente saudita deu entrada no acervo pessoal de Bolsonaro em novembro de 2022 foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

O TCU também determinou que Bolsonaro entregue um fuzil e uma pistola recebidos durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos em 2019. A corte decidiu que todos os itens que não forem considerados "personalíssimos" pertencem à União e não fazem parte do acervo pessoal do ex-presidente.

Outros pedidos foram feitos na decisão. São eles: uma inspeção em todo o acervo de presentes que Jair Bolsonaro recebeu enquanto presidente da República, tendo que retornar os itens que não são considerados como "personalíssimos", e a proposição de que, a cada fim de governo, seja feita uma inspeção detalhada no acervo pessoal de presidentes.

Postar um comentário

0 Comentários