Slide

10/recent/ticker-posts

TÉCNICOS DA COMPESA DESENVOLVEM FERRAMENTA QUE REDUZ EM 90% O CUSTO COM EQUIPAMENTOS PARA AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMAS


Inovação é território fértil para aplicação de novas ideias que podem levar a soluções engenhosas que resultem na melhoria dos processos operacionais das empresas e ofereçam ganhos para a sociedade. E foi pensando no potencial criativo dos seus colaboradores que a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa criou uma área especifica, o Núcleo de Apoio à Inovação, para apoiar e estimular essas iniciativas. Vários produtos já foram lançados, fruto dessa capacidade criativa, como é caso do Controlador MultiApp, uma solução de baixo custo, que permite reduzir em 90% as despesas com a compra de equipamentos para automação das unidades operacionais, quando comparado com as soluções de mercado. O equipamento é pioneiro dentre as companhias de saneamento do pais e tem a função de monitorar e realizar o controle efetivo dos procedimentos operacionais de abastecimento de água de forma totalmente online.

O Controlador MultiApp, foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Automação (GPA) da Companhia, em parceria com o Parqtel (Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco), e estava sendo estudado desde 2021 e após os diversos testes, foi produzido o primeiro equipamento, que foi instalado na Unidade do Paiva, no Litoral Sul. O dispositivo envia dados operacionais de maneira remota, ficando mais fácil para o Centro de Controle Operacional, CCO, situado em Recife, identificar qualquer tipo de anormalidade na rede de abastecimento. Os dados enviados ao CCO contribui, por exemplo, na sinalização de problemas como: baixa pressão, extravasamento de reservatórios, vazamentos, entre outros, sendo mais uma ferramenta para tomada de decisão de forma eficiente.

O Controlador tem a capacidade de realizar a telemetria e automatizar diversos tipos de processos de saneamento e abastecimento de água, como por exemplo, a operação de poços profundos e estações de bombeamento com quantidades variáveis de bombas. “A automação das unidades da Compesa facilita a gestão do abastecimento de água, o que reflete em benefícios para a população”, relata Antônio Lucena, gerente da Compesa. Ele explica que a ideia surgiu a partir do desenvolvimento do Datalogger (dispositivos capazes de informar, remotamente situações de baixa pressão nas redes, tempo de abastecimento e até vazamentos ocultos) e o controle de válvula. “Então, verificamos que poderíamos evoluir para a criação de um aparelho mais sofisticado que atendesse a maioria das demandas operacionais da Companhia, com baixo custo de aquisição e implementação”, explicou Lucena. O uso do Controlador MultiApp pode ser operado tanto via computador (web), quanto por aplicativo de celular (Android)”, complementou Lucena.

Além dos benefícios operacionais do equipamento para a melhoria da prestação dos serviços da Compesa, o MultiApp tem ainda a vantagem de ter o custo baixo. Cada aparelho custa R$ 1.500 e é totalmente integrado com os sistemas web da Compesa, tornando o desenvolvimento de novas funcionalidades ainda mais fáceis. Atualmente, 500 unidades da Compesa têm algum tipo de automação. A expectativa da Companhia, diante do resultado exitoso com a experiência da unidade do Paiva, é que as unidades que ainda não estão completamente automatizadas, sejam atendidas com o Controlador MultiApp, podendo ser instalados 200 dispositivos até o final do ano em unidades operacionais da Compesa em todo estado.

Postar um comentário

0 Comentários