A cidade de Santa Cruz do Capibaribe foi atingida por um forte temporal, na tarde deste sábado, 18 de março. De acordo com dados oficiais da Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC, as chuvas atingiram um acumulado de 117,55 milímetros no município.
Alagamentos foram registrados em vários locais e veículos chegaram a ser arrastados pelas correntezas de riachos. O Rio Capibaribe registrou enchente.
Carro sendo arrastado pela água. |
Vídeos que circulam nas redes socais mostram carros parcialmente submersos, residências com móveis quase encobertos pela água, lojas alagadas entre outros transtornos.
Santa Cruz é uma cidade cheia de córregos e riachos e sem estrutura para suportar chuvas volumosas. Muitas pessoas constroem casas em locais inadequados e os transtornos são inevitáveis quando chove.
De acordo com a Prefeitura de Santa Cruz, uma das áreas mais alagadas fica ao entorno da Rua Biu de Deda, próximo a antiga Escola Especial. Pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas e estão sendo alojadas na escola Ivone Gonçalves.
A agência do Banco Itaú, no Centro da cidade foi tomada pela água. Os centros de compras Moda Center e Altas Horas Outlet também tiveram algumas partes alagadas.
No Hospital Municipal, onde atualmente funcionam os atendimentos da UPA, parte do forro de gesso do teto desabou. De acordo com a Prefeitura, o incidente foi em um corredor, não houve pessoas feridas. A Secretaria pede que apenas casos de urgência e emergência se dirijam à UPA.
Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, uma mulher chegou a ser arrastada ao tentar atravessar um riacho, porém até o fechamento desta matéria, a Prefeitura informou que não há registro de pessoas feridas ou mortas.
A governadora Raquel Lyra se pronunciou sobre o temporal que atingiu Santa Cruz do Capibaribe e ofereceu reforço à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros para atuar no município.
Redes Sociais