Slide

10/recent/ticker-posts

Aqui Mosquito Não se Cria: Santa Cruz lança grande campanha de conscientização contra mosquitos

Diversos setores da gestão farão ações para mostrar a importância do combate ao foco de mosquitos.


Com a chegada dos períodos chuvosos na Capital da Moda, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lançou nesta quinta-feira (25), a Campanha Aqui Mosquito Não se Cria, um conjunto de ações coordenadas pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano, Educação e Meio Ambiente, que tem como objetivo principal a redução dos incômodos que a presença dos mosquitos causam a população, além de diminuir as transmissões de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

No lançamento, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de movimentações de conscientização, mostrando a importância da participação popular nas ações básicas de combate aos mosquitos. Ainda na ocasião, foi feita uma caminhada pelas principais vias da cidade, cartazes e faixas contendo dicas de cuidados que devem ser feitos em casa para evitar focos de proliferação.

Segundo a coordenadora da campanha Cândida Ribeiro, é crucial a cooperação dos cidadãos para o sucesso do projeto. "Um grande diferencial dessa campanha é que estamos trabalhando com diversas secretarias, alcançando assim mais pessoas. Para que haja sucesso, é de extrema importância que além da Gestão, os cidadãos façam sua parte e cuidem bem dos seus imóveis para evitar focos. Esse cuidado, além das casas, tem que ir para as ruas, especialmente locais próximos a rios, riachos e córregos", frisou.


Além das secretarias municipais, o projeto ainda conta com a parceria do Departamento de Entomologia da FIOCRUZ/PE, que realiza orientações e recomendações para auxiliar no controle dos mosquitos.

A Campanha

A Campanha Aqui Mosquito Não se Cria será feita através de ações integradas entre diversas secretarias, começando pela saúde, onde os Agentes de Endemias farão visitas domiciliares para tratamento dos imóveis e controle de larvas e mosquitos adultos fora dos domicílios, além de realizarem atividades educativas e o uso de ferramentas de monitoramento.

Na parte da Secretaria de Serviços Públicos, será feito o controle dos focos com a limpeza e tratamento de rios, riachos e áreas adjacentes, através de mutirões de limpeza realizados quinzenalmente nos bairros. Ainda nesse ponto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizará ações educativas e corretivas em terrenos baldios, além de auxiliar nos mutirões de limpeza.

A Secretaria de Educação participa através da realização de atividades de educação em saúde, com foco no tema nas escolas públicas e privadas, conscientizando os estudantes sobre a importância dos cuidados nas residências e no meio ambiente.

Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente será responsável pelo monitoramento e assessoramento das ações realizadas pelas demais secretarias, fornecendo quaisquer apoios necessários para a realização das atividades.

Junto da gestão, a população é peça principal da campanha, onde os cidadãos podem colaborar mantendo reservatórios de água devidamente cobertos, limpando calhas e descartando lixo adequadamente, assim evitando o surgimento de novos focos do mosquito.

Postar um comentário

0 Comentários