Slide

10/recent/ticker-posts

Festival Curta na Serra abre inscrições de filmes para sua 5ª edição

O V Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre promoverá três dias de programação gratuita e aberta ao público, de 29 de setembro a 01 de outubro, no distrito de Serra Negra, em Bezerros - PE.

Curta na Serra. Foto: Tarciso Augusto.

Contemplando produções audiovisuais de todo o país, a 5ª edição do Festival Curta na Serra irá premiar filmes nas categorias curta-metragem nacional, curta-metragem pernambucano e videoclipe. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 15 de maio de 2023, por meio do regulamento e do formulário disponíveis no site www.curtanaserra.com.br.

Segundo o idealizador e produtor executivo do festival, Marlom Meirelles, a programação do Curta na Serra receberá inscrições de curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir do ano de 2021, produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de qualquer gênero, com duração máxima de 20 minutos. “Os filmes serão selecionados através de uma proposta curatorial que abrange diferentes gêneros como animação, documentário, ficção, experimental e videoclipe. As sessões serão realizadas ao ar livre no distrito de Serra Negra, município de Bezerros-PE”, explica Marlom.

Em formato híbrido, além das sessões presenciais, o festival promoverá também a exibição online de filmes em seu site. A curadoria desta edição será assinada pelo membro da Abraccine e crítico de cinema Vítor Búrigo, editor do portal especializado CineVitor. Para a quinta edição do Curta na Serra, cada realizador poderá concorrer com até 02 (dois) filmes. Os concorrentes podem se inscrever nas seguintes categorias:

  • Curta-metragem nacional
  • Curta-metragem pernambucano
  • Videoclipe

Conheça o Curta na Serra

No meio do corredor agrestino, entre Gravatá e Caruaru, encontra-se Bezerros, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Cidade reconhecida pelo carnaval, considerado um dos melhores do Estado, se destaca ainda pelo seu pólo gastronômico e é palco para a produção de grandes artistas, como Lula Vassoureiro e J. Borges. No alto da cidade encontra-se a Serra Negra, um de seus distritos mais conhecidos. Situada a uma altitude de 960 metros, com temperatura que chega até 9º C, é cercada por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um lindo cenário para cartão postal. Por ser de fácil acesso, o lugar é um grande centro turístico, que além de abrigar um parque ecológico, movimenta o comércio cultural na região.

É neste cenário arrebatador que ocorre o Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, com o objetivo de difundir a cultura do cinema ao público da região. O evento traz consigo não só a oferta de experiências cinematográficas, mas também abriga atividades musicais, formativas e gastronômicas, abrangendo uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada. A cada ano a curadoria do evento busca selecionar curta-metragens que dialoguem com a cultura regional à nacional, de diferentes realizadores, promovendo a reflexão, o lazer, o conhecimento, e acima de tudo a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.

Postar um comentário

0 Comentários