Slide

10/recent/ticker-posts

Olhar Multidisciplinar pode ajudar no desenvolvimento e qualidade de vida de quase dois milhões de crianças e adolescentes com transtornos

Congresso reúne maiores especialistas em transtornos de desenvolvimento e neurobiológicos para compartilhar experiências, práticas e novidades em intervenções para a evolução de crianças e adolescentes.


Transtornos como depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Dislexia e TEA (Transtorno do Espectro Autista) são condições complexas que podem ser influenciadas por uma variedade de fatores. Entre esses fatores, em muitos casos, os dados genéticos têm se mostrado cada vez mais relevantes na sua compreensão. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo realizaram estudos nessa área e encontraram padrões genéticos associados. Não é à toa que, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que um bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos.

Essa preocupante estatística destaca a importância de pesquisas e avanços no campo da saúde mental. Além disso, o relatório revela que 14% desse total são representados por adolescentes, ressaltando a necessidade de se concentrar na saúde mental dessa faixa etária. No Brasil, pesquisas sobre saúde mental na infância e adolescência chamam a atenção para fenômenos preocupantes, em que eles estão enfrentando problemas emocionais e psicológicos que requerem atenção e apoio adequados.

Por isso, a compreensão dos transtornos mentais é um desafio complexo, pois eles podem ser influenciados por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e sociais. A descoberta desses padrões genéticos associados a transtornos é um passo importante para a compreensão dessas condições e para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Desta forma, diagnóstico precoce e tratamento personalizado são eficazes e, em certas circunstâncias, determinantes para o desenvolvimento de aprendizado e até mesmo evolução do desempenho escolar, relacionamentos sociais e bem-estar emocional.

Intervenção e acompanhamento por profissionais especializados são necessários para ajudar as crianças a superar suas dificuldades e ter sucesso no processo de alfabetização, desenvolvimento e aprendizado, inclusive em casos como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que atinge até 10% das crianças e adolescentes que podem sofrer problemas na vida adulta, incluindo desistência acadêmica e baixa autoestima.

Desta forma, é fundamental um tratamento multidisciplinar que envolva profissionais especializados em linguagem, neurociência, teorias da aprendizagem e psicologia cognitivo-comportamental que é necessário para auxiliar no tratamento do TDAH assim como no autismo, que atinge dois milhões de pessoas no Brasil. É com foco nessa preocupação de esclarecer e compartilhar as formas adequadas de tratar de crianças e adolescentes com os mais diversos transtornos acontece nos dias 27 e 28 de maio do I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento, com a temática “Um Olhar Multidisciplinar”, no Mar Hotel em Boa Viagem.

O evento é promovido pelo Grupo CEAM - Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, organização que nasceu de um compromisso de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Buscamos profissionais que pelas suas formações e trabalhos estão transformando o processo de aprendizagem para mais diversos público, através de iniciativas, técnicas e intervenções que têm proporcionado experiências inovadoras para crianças e adolescentes que, no passado, não eram vistos ou incluídos da maneira adequada no processo pedagógico escolar”, diz a Dra. Luciene Santos, psicopedagoga e fundadora do CEAM, que traz o profissional em caráter exclusivo para Pernambuco.

Por isso, o Congresso reúne o time de especialistas multidisciplinares no campo da educação e saúde, para dividir experiência, técnicas e conhecimento para quem atua ou convive com públicos com transtornos e dificuldades de aprendizagem. “Nossos palestrantes são especialistas em suas áreas e trarão métodos e trabalho e dividirão experiências com profissionais que atuam na educação e na saúde e pais de crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem para entenderem melhor como se envolverem no processo e obter resultados que reduzam as dificuldades existentes”, ressalta a fonoaudióloga e sócia-diretora do CEAM, Anne Karerina Bittencourt.

Reunindo alguns dos profissionais mais renomados da área, o programa conta com a presença da neurocientista Marta Relvas; a psicopedagoga Rita Russo; o neurocientista Luiz Antônio Correa, doutor em Psicologia pela USAL - Buenos Aires – Argentina; a fonoaudióloga e professora Simone Capellini, coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem – LIDA; a psicopedagoga Inês Abranges; e o fonoaudiólogo e doutor em Educação, Jaime Zorzi na agenda do sábado, dia 27, do I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento. “Queremos que todos que participem do congresso tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aplicar no dia a dia processos que estão mostrando grandes resultados no país todos, pois acreditamos que quem estuda melhor atende”, enfatiza o psicólogo Italo Gomes, sócio-diretor do CEAM.

Já no domingo, dia 28, a programação conta com a participação do professor Fabrício Cardoso, Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; o professor Paulo Chereguini, especialista em terapia ABA (Análise Aplicada ao Comportamento) ao TEA; a psicóloga clínica e mestre em Educação, Aída Brito, especialista em Educação Especial e Inclusiva; e o professor Lucelmo Lacerda, doutor em Educação pela PUC-SP e especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. “É com essa postura e parcerias que os pais de crianças e adolescentes se sentem mais preparados, assim como os profissionais conseguem desenvolver melhor suas intervenções, seja no ambiente clínico ou escola. Precisamos mostrar que o desenvolvimento das crianças é uma parte de todo uma jornada que envolve vários agentes e interações multidisplinares”, conclui Gomes, que também é neuropsicólogo.

SERVIÇO

I CONGRESSO NACIONAL DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR

Dias: Sábado (dia 27 de maio) e Domingo (dia 28 de maio)

Horário: 07h às 19h

Local: Mar Hotel Conventions, Recife – PE (Rua Barão de Souza Leão, 451 Boa Viagem)

Tipo: Evento presencial

Inscrições: Sympla

(https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-nacional-de-transtorno-do-desenvolvimento-um-olhar-multidisciplinar/1804781)

Informações: https://faculdadeceam.com.br/congresso/

Programa completo: https://drive.google.com/file/d/16Eh24hAlFoa_P6Y0UXUVJvUbQmPyPJUF/view

Postar um comentário

0 Comentários