Slide

10/recent/ticker-posts

Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) a restituição do segundo lote

Terão prioridade idosos com 80 anos ou mais, pessoas com mais de 60 anos, com alguma deficiência física, mental ou com moléstia grave, que a maior fonte de renda seja o magistério, que fizeram a declaração pré-preenchida ou pediram a restituição via Pix.


Quem declarou o Imposto de Renda (IR) já está contando as horas para receber a restituição. Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal fará o pagamento de quem entrou para o segundo lote do tributo, este ano. Nesta fase, serão pagos cerca de R$7,5 bilhões a mais de cinco milhões de contribuintes.

Terão direito a receber, com prioridade, o segundo lote de restituição do IRPF 2023 os contribuintes idosos com 80 anos ou mais, pessoas acima de 60 anos, com deficiência física, mental ou com alguma moléstia grave, a exemplo de cardiopatia. Também receberão aqueles cuja maior fonte de renda que possuam seja o magistério e quem informou a chave Pix do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e que foi informada no momento da declaração. O pagamento normalmente pode ser feito por indicação da chave do pix. Para você saber se irá receber a restituição do Imposto de Renda do segundo lote, é só acessar o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal). Depois, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, em “Consultar a Restituição”. E informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

O que é o IR?

O Imposto de Renda é um tributo federal aplicado anualmente sobre a renda das pessoas que ultrapassam o limite de ganhos anuais estabelecido pela Receita Federal. A restituição é feita aos cidadãos que tiveram imposto retido na fonte em valor maior do que o devido à Receita Federal. O terceiro lote está previsto para ser divulgado no próximo dia 31 de julho.

Postar um comentário

0 Comentários