Slide

10/recent/ticker-posts

Descarte incorreto do óleo de cozinha causa prejuízo às redes de esgoto


A destinação correta do óleo de cozinha é uma atitude simples que evita obstruções nas redes coletoras de esgoto e, consequentemente, o extravasamento nas vias, e ainda contribui com a preservação do meio ambiente. O descarte irregular de óleo de cozinha e gordura na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Compesa na operação dos sistemas de esgotamento sanitário, que tem o desafio de combater esse “vilão” com o apoio da BRK, parceiro privado da Companhia no Programa Cidade Saneada. O problema é mais sério do que se imagina. Apenas em 2022, foram gastos quase R$ 5 milhões em serviços de desobstrução de redes coletoras de esgoto, ocasionada pelo lançamento na rede de esgoto do óleo que sai das residências pelas pias, e também pela ausência ou má manutenção de caixas retentoras de gordura em estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes.

Com o objetivo de reverter o alto custo operacional para manter as tubulações de esgoto limpas e em pleno funcionamento, a Compesa e a BRK realizam ações educativas em escolas e comunidades a fim de estimular a participação da sociedade na conscientização sobre os impactos negativos gerados pelo descarte inadequado do óleo, sejam as obstruções nas redes de esgoto, o aumento dos custos de operação dos sistemas ou o prejuízo ao meio ambiente. Nessa linha de promover a educação ambiental, a Compesa aderiu ao Programa “Mundo Limpo Vida Melhor”, uma parceria celebrada com a indústria ASA desde 2009, que reaproveita o óleo como matéria-prima para fabricação de sabão

Um acordo de cooperação técnica e administrativa foi firmado com a indústria ASA para operacionalizar o programa de coleta de óleo de cozinha, por meio do qual a Compesa disponibiliza unidades da empresa para receber o óleo descartado. “Para isso, disponibilizamos coletores em espaços nas lojas de atendimento e em locais onde promovemos atividades externas para que a população possa descartar de forma correta o óleo de fritura, que deve ser acondicionado em garrafas PET”, explicou o gerente de Gestão Ambiental da Compesa, Haroldo Torquato. A Compesa mantém 16 pontos de coleta na Região Metropolitana do Recife e no interior, e pretende colocar outros pontos de coleta nas demais regiões do estado.

“Depois que o óleo de cozinha é descartado e esfria, a substância que era líquida vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento”, explicou o gerente de operações da BRK em Pernambuco, Adriano Barbosa.

Veja o passo a passo para guardar o óleo usado:

1. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar; 

2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes; 

3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo; 

4. Feche bem a tampa para evitar vazamentos; 

5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor; 

6. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até o ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.

UNIDADES DA COMPESA QUE RECEBEM O ÓLEO USADO:

· ABREU E LIMA - Avenida Duque de Caxias, 931. Timbó. Abreu e Lima;

· ARCOVERDE - Rua Augusto Cavalcante, 207, Loja 2. Centro. Arcoverde;

· CABO DE SANTO AGOSTINHO - Rua Visconde de Campo Alegre, 93. Centro. Cabo de Santo Agostinho;

· CAMARAGIBE - Rua das Rosas, 20. Bairro Novo. Camaragibe;

· CARUARU - Avenida Frei Caneca, 152. Centro. Caruaru;

· CUPIRA - Rua Velho Manoel Ferreira, 155. Centro. Cupira;

· DOIS IRMÃOS - Praça Farias Neves, s/n. Dois Irmãos;

· GARANHUS - Avenida Santo Antônio, 280. Santo Antônio. Garanhuns;

· IBURA - Avenida Jornalista Costa Porto, s/n. COHAB. Ibura;

· IGARASSU - Rua Doutor Cosme de Sá Pereira, s/n. Centro. Igarassu;

· ITAMARACÁ - Rua Santino Alves de Sá, 61. Pilar. Ilha de Itamaracá;

· OLINDA - Avenida Presidente Getúlio Vargas, 895. Bairro Novo. Olinda;

· PAULISTA - Rua Ursa Maior, 15. Centro. Paulista;

· PETROLINA - Avenida Guararapes, 1934. Edf. Madre Pérola. Loja 06. Centro. Petrolina;

· PRAZERES - Estrada da Batalha, 4232. Jardim Jordão. Jaboatão dos Guararapes;

· SÃO LOURENÇO DA MATA - Avenida Dr. Pedro Augusto Correia Araújo, 127. Centro. São Lourenço Da Mata.

Do blog: Em Santa Cruz do Capibaribe, existe um projeto de produção de sabão ecológico a partir do óleo usado e há coletores disponíveis em vários postos de saúde e em outros locais pela cidade.

Postar um comentário

0 Comentários