Slide

10/recent/ticker-posts

Existe idade ideal para realizar procedimentos estéticos faciais?

Especialista explica que cada caso deve ser avaliado particularmente; queixas podem surgir em diferentes faixas etárias e de acordo com particularidades de cada paciente.


Um dos questionamentos mais comuns quando se fala de procedimentos estéticos faciais é em relação a idade ideal para a realização de botox, preenchedores e bioestimuladores. Apesar da resposta ser muito particular, já que a idade pode variar de acordo com o perfil do paciente e as queixas apresentadas, existem alguns pontos relevantes a serem considerados a respeito do momento ideal para o início das intervenções.

“Não existe uma idade pré-determinada para o início e fim dos tratamentos. As queixas em relação a rugas, ausência de volume facial ou flacidez de pele podem aparecer em diferentes fases da vida, e por isso é muito importante que cada caso seja analisando individualmente por um profissional da área”, explica Luise Albuquerque, dentista especialista em harmonização orofacial. A profissional explica que o recomendado é que, se possível, o paciente aguarde até os 18 anos de idade para o início das intervenções. Contudo, caso haja algum incômodo significativo em um paciente adolescente, por exemplo, é possível a realização de procedimentos caso haja autorização dos pais ou responsáveis.

“A toxina botulínica geralmente é o primeiro procedimento procurado pelos pacientes nos consultórios, quando por volta dos 25 anos, as linhas de expressão começam a ser mais aparentes. Contudo, existem casos de pacientes mais jovens que possuem atividade muscular mais intensa e já percebem a presença de rugas e linhas de expressão. Nestes casos, não existem contraindicações no uso da toxina, que é feita de forma preventiva para que futuramente o rosto fique menos marcado”, esclarece Luise.

Os bioestimuladores de colágeno também são recomendados a partir dos 25 anos, que é quando ocorre o início do declínio da produção natural de colágeno no organismo. “Tudo aquilo que puder ser feito de forma preventiva, somente trará benefícios a longo prazo”, elucida a especialista. Já se falando em idade máxima para a realização de procedimentos estéticos, Luise explica que nunca é tarde para pensar em autocuidado e melhora da aparência física. “Com a popularização dos tratamentos estéticos, inclusive para o público masculino, vemos cada vez mais pessoas de idade avançada buscando opções para queixas que antes passavam despercebidas, ou que por falta de conhecimento, não eram tratadas”, argumenta.

Nestes casos, a profissional salienta a importância de o paciente entender que os tratamentos provavelmente serão mais longos. “Nenhuma intervenção é feita ‘de uma vez’, e nenhum resultado aparece da noite para o dia. Geralmente pacientes de mais idade necessitam de mais sessões para que o resultado apareça, porém, ao final, ele será tão satisfatório e eficaz quanto aquele realizado em pacientes mais jovens”, finaliza Luise Albuquerque.

Postar um comentário

0 Comentários