Slide

10/recent/ticker-posts

Eclipse solar total vai acontecer em abril de 2024

Imagem: NASA/Nat Gopalswamy/Reprodução.

Para quem se encantou com o eclipse “Anel de Fogo”, ocorrido no último sábado (14), uma boa notícia: em 2024, outro fenômeno astronômico promete ser ainda mais impressionante. No dia 8 de abril do ano que vem, acontecerá um eclipse solar total. Porém, a notícia ruim é que ele só deve ser visto na América do Norte e em partes da Europa.

Apelidado de “Grande Eclipse da América do Norte”, este eclipse será o primeiro eclipse solar total visível no Canadá desde 26 de fevereiro de 1979, o primeiro no México desde 11 de julho de 1991 e o primeiro nos Estados Unidos desde 21 de agosto de 2017.

Na Europa, por exemplo, o eclipse será visto parcialmente na Noruega, Islândia e Irlanda. A parte oeste da Grã-Bretanha, noroeste da Espanha e Portugal, assim como Açores e Ilhas Canárias, também observarão o fenômeno.
Onde assistir ao eclipse total do Sol

Para ver todos os estágios do eclipse de 2024, incluindo o momento que a Lua encobre toda superfície do Sol, é preciso estar em algum local dentro da faixa de totalidade — que tem cerca de 200 km de largura. O mapa abaixo mostra com uma coloração amarelada a faixa com os locais onde será possível ver o eclipse total.

Imagem mostra o caminho para ver o eclipse total de 2024 na América do Norte. Imagem: Great American Eclipse/Reprodução.

Se o tempo permitir, para a maioria dos locais da América do Norte, a fase de eclipse parcial durará entre 70 e 80 minutos. Por sua vez, as pessoas ao longo da faixa de totalidade observarão o dia virar noite durante alguns minutos, quando os dois astros se alinharem perfeitamente no céu.

Além disso, durante a fase de totalidade, também é possível observar o brilho da atmosfera externa do Sol ao redor da Lua.

E no Brasil?

A próxima passagem da Lua na frente do Sol visível em terras brasileiras deve ocorrer apenas em 26 de janeiro de 2028. O fenômeno também será um eclipse do tipo anular, como do último sábado, mas sendo visto principalmente nos estados da região Norte do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários