Slide

10/recent/ticker-posts

Estudo recente aponta como a respiração molda o cérebro

Especialista em comportamento humano Gisele Hedler ensina técnica para alinhar mente e corpo.


Seja para diminuir o estresse e a ansiedade ou promover o relaxamento, o fato é que, nos últimos anos, as técnicas de respiração estão cada vez mais populares por desenvolver um papel fundamental na regulação do funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Não à toa, vários pesquisadores começaram a descobrir alguns dos mecanismos neurais ocultos na respiração e os muitos efeitos do ato de respirar no corpo e na mente. No mais recente deles, cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, perceberam que, quando realizamos tarefas do dia a dia, os ritmos cerebrais estão intimamente ligados ao ritmo da nossa respiração. Segundo a especialista em comportamento humano e desenvolvimento pessoal, Gisele Hedler, é essencial fazer pausas durante o dia e praticar a respiração profunda e consciente. “Essa técnica vai ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e, consequentemente, nos ajudar a ter um dia mais leve”, explica.

O novo estudo, publicado pela American Psychological Association, esclarece como o cérebro torna possível essa sincronização. Isso sugere que existem vias no cérebro que controlam a interação entre a respiração e a atividade cerebral. Também propõe que nosso padrão de respiração torna o cérebro mais “excitável”, o que significa que os neurônios têm maior probabilidade de disparar durante determinados períodos de respiração.

De acordo com Gisele Hedler, a respiração fornece oxigênio ao corpo todo, inclusive para o centro de operações do nosso corpo. “O cérebro é um órgão superativo metabolicamente e requer constante de oxigênio para o seu pleno funcionamento. Além disso, a falta de oxigênio por causa de uma respiração inadequada ou restrita pode levar à hipóxia, ou seja, a má oxigenação do cérebro, causando tonturas, confusão, e até mesmo danos cerebrais a longo prazo”, pontua.

Gisele explica também que a respiração consciente e profunda pode ajudar a regular essa resposta ao estresse, acalmando o sistema nervoso e reduzindo a ansiedade. “Quando uma pessoa está sob estresse, a respiração tende a ficar mais rápida e superficial. Isso pode ativar a resposta de ‘luta ou fuga’ do corpo, que envolve a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol”.

Por isso, Gisele recomenda a prática de técnicas de respiração consciente, como a meditação mindfulness para ajudar a melhorar a concentração e o foco. Isso porque, de acordo com a especialista, a respiração lenta pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover uma sensação de calma.

Por fim, Gisele ensina uma respiração que ajuda a alinhar a mente e o corpo para quem está sem energia, deprimido ou com ansiedade. Ela recomenda fazer a respiração antes mesmo de sair da cama, sentado ou deitado. “São 30 respirações rápidas, puxando o ar pela barriga, sentindo-o correr pelo peito até chegar na cabeça, sendo que na 30ª respiração, é preciso soltar o ar e segurar o máximo que conseguir. Quando estiver no seu limite, puxe o ar profundamente e segure por mais 15 segundos. Esse ciclo precisa ser repetido três vezes”, ensina a profissional. Ao terminar essa série de exercícios, Gisele pontua que é normal sentir um pouco de tontura ou formigamento, mas é normal e apenas uma resposta do corpo dizendo que está vivo.

Sobre Gisele Hedler:

Moradora de Porto Alegre (RS), Gisele Hedler é empresária e uma entusiasta em Nutrição Funcional. Especialista em saúde emocional, física e espiritual, Gisele está à frente da Faculdade de Saúde Avançada, que conta com mais de 30 mil alunos pelo mundo. A instituição se destaca por desenvolver e acompanhar profissionais de saúde com formações em Nutrição Funcional. Além disso, ela conta com um colágeno de desenvolvimento próprio com uma fórmula premium que oferece saúde em estética.

Siga: @giselehedler

Postar um comentário

0 Comentários