Observar aves faz bem para a saúde; veja 5 motivos para praticar a observação


Cada vez mais os brasileiros vêm se dedicando ao birdwatching, ou melhor, ao passarinhar. O verbo que dicionários definem como “caçar pássaros” ganha outro significado e valor para os observadores de aves. Passarinhar é contemplar, observar, registrar e catalogar aves avistadas em trilhas, florestas, parques e até no quintal de casa.


Apesar de ganhar asas no Brasil nos últimos anos, passarinhar é prática antiga e tem origem no século 18, na Inglaterra. Naquela época, somente pesquisadores e naturalistas se arriscavam em expedições pelas florestas para coletar o máximo de informações sobre as aves. Hoje, o universo dos passarinheiros é mais amplo e os observadores, em sua maioria, não são biólogos ou ornitólogos.


Passarinhar é uma atividade que pode ser realizada por adultos e crianças. O Terra da Gente lista cinco motivos para quem quer se iniciar na observação de aves.

CINCO MOTIVOS PARA OBSERVAR AVES:

1) O BRASIL É O PAÍS DAS AVES

Cerca de 20% das aves do mundo vivem no território brasileiro, o equivalente a 1.919 espécies. A diversidade de espécies atrai inclusive estrangeiros para a observação no País. Algumas aves, como o pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) são endêmicas do Brasil e não ocorrem em nenhum outro lugar do Planeta. O melhor de tudo é que o passaredo está por todos os cantos. É possível observar as aves tanto em matas fechadas quanto em centros urbanos. Um grande exemplo é o município de São Paulo. A 14ª cidade mais globalizada do mundo abriga pelo menos 450 espécies de aves.

2) PASSARINHAR FAZ BEM À SAÚDE

Passarinhar é uma terapia natural. Pesquisas apontam que observar aves, mesmo em ruas perto de casa, ajuda a combater a depressão e a ansiedade. A Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou no início de 2017 um estudo comprovando que as pessoas que moram em bairros arborizados e com mais aves por perto estão menos propensas a desenvolverem problemas de saúde, como o estresse. Além disso, ao passarinhar, o observador aumenta sua capacidade de atenção e estimula sentidos, como audição e visão.

3) PASSARINHAR INSPIRA

O comportamento das aves e o modo como elas vivem podem inspirar e servir de exemplo ao homem. Grandes personalidades viram neste universo de asas, cores e cantos uma motivação para compor e escrever, a exemplo do compositor Tom Jobim, do poeta Pablo Neruda, da escritora britânica Agatha Christie e do naturalista e ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt.

4) PASSARINHAR CONECTA COM A ESSÊNCIA

Observar aves é uma das maneiras de estar em contato com a natureza e unir família e amigos. Dedicar o olhar às aves é atentar-se ao meio ambiente e perceber que, de fato, a natureza e o ser humano são um só. Passarinhar, em geral, é atividade coletiva, que contribui para estreitar laços de amizade.

5) PASSARINHAR CONECTA COM A CIÊNCIA

O avanço da tecnologia fez com que todo observador se tornasse um pouco pesquisador ou conhecedor de espécies. Os observadores auxiliam na preservação das aves e, mesmo despretensiosamente, assumem a função de colaboradores da ciência. Por meio de compartilhamento de fotos, vídeos e áudios em sites e listagens em aplicativos como o eBird, o passarinheiro ajuda cientistas e pesquisadores a compreenderem mais sobre as espécies e, consequentemente, protegê-las.