Slide

10/recent/ticker-posts

Centro de Simulação da FPS completa um ano capacitando estudantes e profissionais de saúde

Os treinamentos utilizam robôs que apresentam reações parecidas com o ser humano e podem atender também profissionais da área de segurança e educação.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), falhas nos cuidados de saúde são responsáveis pela morte de 2,6 milhões de pessoas anualmente ao redor do mundo. Para auxiliar na diminuição desses números, a simulação médica busca reduzir a possibilidade de eventos adversos durante procedimentos de saúde.

O Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), filiado ao Centro de Simulação Realística Albert Einstein, é o primeiro do Norte-Nordeste e está celebrando um ano à frente desses treinamentos. “Nós buscamos reconstruir um ambiente real hospitalar para que estudantes e profissionais de saúde consigam colocar em prática o aprendizado teórico. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de reproduzir atendimentos básicos, emergências e cirurgias em um espaço real, em um ambiente seguro de aprendizagem, sem risco para o paciente”, afirma Brena Melo, tocoginecologista e coordenadora do CSim.

Para o treinamento, é possível contar com atores humanos e recursos de inteligência artificial, com o objetivo de se assemelhar ao máximo às situações que serão encontradas na rotina do profissional. Um exemplo são os manequins, espécies de robôs de alta fidelidade, na forma de bebês, crianças e adolescentes/adultos,que podem ser programados para demonstrar sintomas e controlar frequência cardíaca, pressão, saturação, se comunicar, chorar, sorrir, entre outras ações. A equipe desenha um cenário com algumas premissas de evolução clínica no paciente simulado e pré-programa os manequins para responderem com estímulos de acordo com a situação e a atuação dos treinandos”, detalha a coordenadora.

RESULTADOS E PARCERIAS

Durante este primeiro ano, o CSim treinou mais de 1300 estudantes da FPS, realizou 12 treinamentos externos com participação de 158 residentes de medicina e criou mais de 1080 cenários simulados. A instituição conta com 46 profissionais/facilitadores. Nesse período, o Centro concluiu a primeira pesquisa de iniciação científica e segue na produção de cinco pesquisas de mestrado, dois doutorados e um pós-doutorado - este último com colaboração internacional.

A parceria com instituições vai para além do campo nacional, com o Centro de Simulação Realística Albert Einstein. O Csim também conta com a colaboração de centros internacionais como o RCSI (Irlanda), Melbourne (Austrália), Maastricht (Holanda), King´s College (Inglaterra) e AIXTRA (Alemanha).

Maria Eduarda Bezerra é residente de Ginecologia e Obstetrícia no IMIP e fez prática no CSim. “Além dos manequins, que realmente expressam veracidade, logo após o treinamento fazemos o debriefing, que é a aprendizagem reflexiva pós-prática. Esse momento concretiza e solidifica as teorias que a gente aprende e vai ser fundamental para minha vida profissional”, conta.

CURSOS

O Centro de Simulação (CSim) também oferece cursos desenhados para quem não é da área de saúde, como curso de primeiros socorros para profissionais que trabalham com segurança, de condomínios, shoppings, escolas, entre outros. Durante os cursos, são realizadas atividades com o apoio de conteúdo audiovisual e simulações com manequins.

Postar um comentário

0 Comentários