Slide

10/recent/ticker-posts

Vacinação contra febre aftosa segue até 30/11 em todas as regiões do estado

Campanha Pernambuco Sem Aftosa, do Governo de Pernambuco, é coordenada pela Adagro, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, e mobiliza até 30 de novembro produtores de todas as regiões para imunizar os rebanhos de bovinos e bubalinos.

Foto: Vacinação oficial no município de Petrolina - Crédito: Ribamar Neto - Gerência Regional da Adagro/Petrolina.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) coordena a segunda etapa da vacinação obrigatória contra a febre aftosa no Estado. O prazo para os produtores adquirirem o imunizante e vacinar bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses vai até 30 de novembro e a declaração da vacinação deve ser feita nas unidades regionais ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15/12. O produtor que perder o prazo está sujeito a penalidades como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados para o segmento agropecuário.

A doença transmitida pelo vírus da aftosa é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos. O animal apresenta febre alta, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. Além de comprometer a saúde do animal, a febre aftosa provoca prejuízos econômicos, pois o local onde a doença é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e de pessoas, além da venda de animais, carne, leite e derivados.

Segundo Fernando Miranda, diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adagro e coordenador do Programa Estadual de Vigilância da Febre Aftosa, “Pernambuco não registra casos de febre aftosa desde 1998, mas a vacinação continua sendo a principal ferramenta para prevenir o aparecimento da doença. A estimativa é que nesta segunda etapa sejam protegidos cerca de 710 mil animais”,ressaltou

O Estado precisa manter a vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos acima 90% para manter o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Mas o Brasil tem como meta até 2026 de atender aos requisitos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para receber o status de rebanho livre da febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento internacional impacta positivamente toda cadeia produtiva do agronegócio.

Raquel Miranda, diretora presidente da Adagro, destacou que como reforço à Campanha Pernambuco Sem Aftosa o Governo do Estado adquiriu doses do imunizante que foram distribuídas pelas gerências regionais de Palmares, Garanhuns, Recife, Surubim e Salgueiro com o objetivo de atender os rebanhos de comunidades quilombolas, terras indígenas e pequenos produtores. “Nestes casos, a vacinação dos rebanhos é acompanhada por nossas equipes locais formadas por médicos veterinários e assistentes de defesa agropecuária”, esclareceu.

  • O quê: Campanha Pernambuco Sem Aftosa – Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Estado
  • Período da vacinação: 1 a 30 de novembro de 2023
  • Rebanho a ser vacinado: bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade
  • Status: obrigatória
  • Abrangência: Estado de Pernambuco
  • Prazo para a declaração: Até 15 de dezembro/2023 nas 11 regionais da Adagro/PE ou no site adagro.pe.gov.br
  • Informações: 0800 081 1020

Postar um comentário

0 Comentários