Slide

10/recent/ticker-posts

Aves migratórias raramente vistas em Pernambuco são registradas no Agreste do Estado


Um bando de uma espécie de ave popularmente conhecida como cabeça-seca, ave ciconiiforme da família Ciconiidae, foi registrada no município de São Bento do Una, no agreste de Pernambuco.


Os observadores e fotógrafos de aves, Luiz Carlos e Almir Neves, residentes nas cidades de Catende e Santa Cruz do Capibaribe, respectivamente, se deslocaram até o município de São Bento do Una em dezembro de 2023 para registrar as aves que estavam em migração e pararm em uma área alagada por alguns dias.


Com estes registros feitos, São Bento do Una tornou-se o quarto município de Pernambuco onde a espécie foi registrada segundo dados do site Wikiaves.


O Cabeça-seca mede entre 86 e 100 cm de comprimento e pesa em torno de 2,8 kg. Diferentemente dos adultos, os juvenis possuem a cabeça e o pescoço emplumados e o bico mais claro. A alimentação é, basicamente, formada por peixes, rãs e insetos.


As aves habitam manguezais, pantanais e alagados permeados de florestas. Pousa no chão ou no alto de árvores e quando voa consegue planar a grandes alturas sem muito esforço. Vive em grupos. Os jovens da espécie associam-se em bandos distintos, vivendo à parte dos casais.

Postar um comentário

0 Comentários