Slide

10/recent/ticker-posts

Pegue estrada com segurança para ir curtir ou fugir da folia neste carnaval

Entre os cuidados, verifique situação do carro, planeje rota, observe os itens de segurança e quantidade de combustível.


Quem vai pegar estrada para curtir ou fugir do Carnaval, precisa prestar atenção. É um período em que muita gente se desloca do interior à capital. Também há um movimento inverso: aqueles que optam por se refugiar em alguma cidade mais tranquila, no Estado, longe da folia. Então, o bom mesmo é se organizar com antecedência e dirigir com cuidado para evitar acidentes. No Carnaval do ano passado, pelo menos 1.085 ocorrências foram registradas em rodovias federais e 73 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

Para viajar com mais segurança, o mestre em Engenharia e integrante do Núcleo de Infraestrutura do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Rodrigo Aguiar, recomenda atenção desde a avaliação prévia no veículo até o trajeto a ser feito. O professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit–PE) alerta que, antes de viajar, é necessário verificar se o veículo está em boas condições de rodar. O checklist inclui, por exemplo, freio, faróis, sinalização e pneus.

Também é importante planejar o percurso, verificar a quantidade de combustível ou gás no tanque e se, no trecho a ser percorrido, tem como abastecer, caso seja preciso. Rodrigo lembra ainda para organizar bem as malas para não ficarem soltas no veículo e levar uns lanches e água para se alimentar no caminho.

Postar um comentário

0 Comentários