Slide

10/recent/ticker-posts

Atividade física e alimentação saudável entram na prescrição médica contra a depressão


A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto muitas vezes é tratada com terapia e medicamentos, cada vez mais evidências mostram que a atividade física regular e uma alimentação saudável desempenham um papel crucial no manejo e tratamento da depressão.

Estudos têm demonstrado consistentemente que a prática regular de exercícios físicos está associada a uma redução significativa nos sintomas de depressão. O exercício físico libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor e reduzir o estresse, além de promover mudanças estruturais no cérebro que podem ajudar a combater a depressão. Uma revisão de estudos publicada na revista JAMA Psychiatry concluiu que a atividade física regular pode ser tão eficaz quanto a terapia medicamentosa no tratamento da depressão leve a moderada.

Além disso, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes também desempenha um papel fundamental no manejo da depressão. Estudos sugerem que certos nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, e antioxidantes encontrados em frutas e vegetais, podem ter efeitos positivos na saúde mental. Por outro lado, uma dieta rica em alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas pode aumentar o risco e a gravidade da depressão.

Para incorporar atividade física e alimentação saudável no tratamento da depressão, veja algumas dicas levantadas pelo Dr. João André Sampaio, psiquiatra com especialização no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

1. Comece devagar: Não é necessário se exercitar intensamente logo de início. Comece com atividades simples, como caminhar, nadar ou fazer yoga, e vá aumentando a intensidade gradualmente.

2. Envolva-se em atividades que você goste: Escolha atividades físicas que lhe tragam prazer. Isso pode tornar mais fácil manter uma rotina regular de exercícios.

3. Estabeleça metas realistas: Defina metas alcançáveis e acompanhe o seu progresso ao longo do tempo. Isso pode ajudar a manter a motivação e o foco.

4. Priorize uma alimentação equilibrada: Consuma uma variedade de alimentos saudáveis, incluindo frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Evite alimentos processados e ricos em açúcares adicionados.

5. Busque apoio: Não tenha medo de procurar ajuda profissional. Um nutricionista ou um personal trainer pode ajudá-lo a criar um plano de alimentação e exercícios personalizado para suas necessidades e objetivos.

“Ao integrar atividade física e alimentação saudável no tratamento da depressão, é possível melhorar significativamente a saúde mental e o bem-estar geral. No entanto, lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou fazer mudanças significativas em sua dieta”, conclui o médico.

Postar um comentário

0 Comentários