Slide

10/recent/ticker-posts

Santa Cruz do Capibaribe está entre os municípios contemplados para receber um Instituto Federal de Educação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12) os 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que vão abranger os 26 estados e o Distrito Federal e Santa Cruz do Capibaribe está entre os municípios contemplados.

O investimento é de R$ 3,9 bilhões do Novo PAC e contempla, ainda, consolidação de unidades existentes.

A iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Serão criadas 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além de Santa Cruz, outras cidades foram contempladas em Pernambuco, são elas: Goiana, Recife, Araripina, Águas Belas e Bezerros.

Os Institutos Federais são instituições de excelência. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes, por meio de cursos — de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação. Por suas características, essas instituições assumiram importante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Além de ofertar o melhor ensino médio do País, aferido por avaliações nacionais e internacionais, atrelam suas ações às vocações do território, gerando transformação social, local e regional. 

Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.

A ideia do Governo Federal é inaugurar esses 100 campis dos institutos federais (IFs) no país até o final do mandato, em 2026.

Confira a lista completa dos municípios contemplados clicando AQUI.

Postar um comentário

0 Comentários