Slide

10/recent/ticker-posts

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Expresso Cidadão amplia atendimento especializado para crianças com TEA


Nesta terça-feira (02), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, todas as unidades do Programa Expresso Cidadão, da Secretaria de Administração do Estado (SAD), passam a oferecer salas especializadas para que crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades recebam atendimento especializado durante a emissão da carteira de identidade. Decorados de maneira lúdica, esses novos espaços ampliam o acesso à cidadania enquanto trazem maior acolhimento às famílias.

As novas salas especializadas são localizadas nos municípios do Recife (unidade Boa Vista), Olinda, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Salgueiro. A primeira unidade a oferecer esse serviço foi o Expresso Cidadão Pina, no último mês de dezembro. No dia 26 de março, o Expresso Cidadão Petrolina também passou a contar com o espaço.

A secretária de Administração, Ana Maraíza, enfatizou o empenho para ampliar as salas especializadas por todo o Estado. “O funcionamento desses novos espaços é fruto da dedicação dos servidores e servidoras da SAD para que as políticas públicas beneficiem cada vez mais a população. Trata-se de uma ação essencial que facilita o acesso à cidadania”, destacou a titular da pasta.

A superintendente do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, salientou que a novidade também é importante para a conscientização da sociedade. “Toda a pesquisa realizada junto a especialistas e famílias para conceber as salas especializadas, demonstra a necessidade de maior sensibilização por parte do público em geral em relação aos desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e neurodivergentes”, disse.

O acolhimento está presente em cada etapa, a exemplo dos abafadores de ruído disponíveis para crianças com sensibilidade auditiva, enquanto elas aguardam o início do procedimento. Também é oferecido crachá com cordão que indica a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário à pessoa que receberá o atendimento.

Já na sala especializada, as crianças podem usufruir de brinquedos, livros, tapete e decoração própria. Esse espaço minimiza estímulos visuais externos ao mesmo tempo em que oferece um ambiente acolhedor. Outra medida promovida é o treinamento realizado para que os atendentes do Expresso Cidadão ofereçam acolhimento apropriado para as crianças com TEA e seus acompanhantes.

Nesse sentido, foi elaborada a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado. O objetivo desse documento é explicar todas as etapas do atendimento, o que traz previsibilidade quanto aos procedimentos a serem realizados. Dessa maneira, a emissão da carteira de identidade é realizada de forma leve para as pessoas com TEA e neurodivergentes. A Cartilha pode ser solicitada na recepção da unidade do Expresso Cidadão e também acessada no portal https://www.pecidadao.pe.gov.br/ .

Solicitação - Para usufruir do serviço, o usuário ou seu responsável deverá, primeiro, realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja ser atendido(a) na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo para ser atendido, no entanto se desejar inserir essa informação na identidade a apresentação é obrigatória. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o atendimento no espaço.

Postar um comentário

0 Comentários