Slide

10/recent/ticker-posts

Restituição do Imposto de Renda 2024: veja quem recebe no 1º lote


A restituição do Imposto de Renda é um processo pelo qual a Receita Federal devolve ao contribuinte a diferença entre o valor de imposto pago ao longo do ano-calendário e o valor efetivamente devido. Isso ocorre quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria.

Em 2024, a restituição será realizada em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. A primeira parcela será paga no dia 31 deste mês. Com a proximidade do primeiro pagamento da restituição do IR, uma dúvida comum entre os contribuintes é: quem faz parte do 1º lote de restituição?

Para definir a ordem de restituição, a Receita Federal adota um conjunto de critérios que asseguram que certos grupos de contribuintes recebam seus valores de forma prioritária.

Os primeiros a receber a restituição são os contribuintes idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, e os que trabalham na área de educação como principal fonte de renda.

Além disso, neste ano os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida, indicaram uma chave do Pix para receber a restituição e os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas na região também estão incluídos no grupo prioritário.

Confira o cronograma dos lotes de restituição em 2024:

1° lote: 31 de maio;
2° lote: 28 de junho;
3° lote: 31 de julho;
4° lote: 30 de agosto;
5° lote: 30 de setembro.

Postar um comentário

0 Comentários