Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba como proteger animais de estimação dos fogos de artifício no período junino


Soltar fogos de artifício e brincar com estalinhos, aqueles artefatos que fazem barulho ao serem jogados no chão, estão entre as brincadeiras preferidas durante o período junino. Mas, infelizmente, eles representam perigo para animais domésticos. Especialistas alertam que o barulho produzido nessa prática pode causar estresse, medo, estimular comportamentos de agressividade e, em casos extremos, ocasionar até a morte do animal.

A médica veterinária da Wyden, Fernanda Karollyn, explica que o estresse causado pelo barulho deixa os animais em estado de alerta constante. “O animal nessas condições pode fazer as suas necessidades em locais inadequados e também sofrer alterações de apetite", alerta a veterinária.

E os perigos não acabam por aí. “Há também o risco de fuga e acidentes, já que muitos animais tendem a ficar desorientados e tentar escapar de suas casas ou pular de janelas devido ao grande estresse causado pelo barulho dos fogos", explica.

CUIDADOS

Existem diversas técnicas e produtos recomendados para acalmar os pets durante os momentos de maior barulho. "Deixar o animal ir para seu local de conforto, como embaixo da cama ou atrás do sofá e forrar esse local com panos limpos e almofadas pode ajudar bastante", sugere a veterinária.

Já para os pets que costumam ficar fora de casa, proporcionar um abrigo é essencial. "Pode ser feito com caixas de papelão grandes cobertas com lençóis", completa Fernanda.

As medidas preventivas e a atenção aos sinais de estresse são fundamentais para garantir o bem-estar dos pets durante o período junino. "Com paciência e as técnicas adequadas, podemos ajudar nossos animais de estimação a passarem por essa época do ano de forma mais tranquila e segura", finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários