Slide

10/recent/ticker-posts

São João: oftalmologistas alertam sobre possíveis riscos aos olhos durante a festa

Fogos de artifício, fogueiras e outras tradições juninas podem causar lesões nos olhos.


Faltam poucos dias para o São João! Na festa, além das comidas típicas, roupas quadriculadas e muito forró, o período também tem, tradicionalmente, fogos de artifício e fogueiras. Por isso, os oftalmologistas Fernando Ventura e Catarina Ventura fazem alertas para que não ocorram problemas nos olhos no período.

Segundo o oftalmologista Fernando Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), é preciso ter cuidado também com as fumaças das fogueiras. Não só podem piorar o quadro de insuficiência respiratória dos asmáticos, como tem chance de virar um problema nos olhos.

“Diante dos festejos juninos, gostaríamos de alertar sobre fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça provocada pode desencadear conjuntivites alérgicas, com prurido (coceira) e hiperemia (olhos vermelhos), necessitando de tratamento de urgência”, destacou Fernando. “Deve também se prevenir ou evitar as queimaduras da pele (pálpebras) e do próprio globo ocular, que pode gerar consequências drásticas, até da perda da visão”, acrescentou.

O médico sugere lágrimas artificiais para ajudar no caso de ressecamento dos olhos provocado pela fumaça, mas Fernando destaca que a compra deve ser feita por meio de prescrição de um profissional.

Crianças

Para a oftalmologista Catarina Ventura, também do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a atenção com as crianças precisa ser redobrada. Ela destacou que é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos pequenos quando forem soltar fogos ou brincar próximo a uma fogueira, por exemplo. Em caso de acidente, Catarina ressalta que algumas providências devem ser tomadas imediatamente. “O primeiro socorro deve ser a lavagem abundante com água corrente e, na sequência, a procura por uma urgência mais próxima”, recomendou.

Postar um comentário

0 Comentários