Animais são envenenados no Sítio Poço da Lama, próximo a Santa Cruz do Capibaribe

Bode e aves mortas próximo a grãos de milho envenenados.

Um caso que envolve a morte de animais, provavelmente por envenenamento, preocupa a população das imediações do Sítio Poço da Lama, na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

Seriema também foi encontrada morta próximo ao milho envenenado.

O caso aconteceu próximo a um condomínio de chácaras localizado já após o Rio Capibaribe, portanto, no município de Brejo da Madre de Deus. O Rio representa o limite entre os municípios citados. 

A principal suspeita é que alguém que adquiriu lote no local e que esteja se sentindo incomodado por bodes e outros animais que são criados soltos tenha praticado o envenenamento desses animais.

O fato foi notado após um bode e vários pássaros terem sido encontrados mortos ao lado de grãos de milho que certamente foram envenenados e espalhados por uma trilha nas proximidades do loteamento.

Os grãos foram recolhidos para uma possível análise e para evitar mortes de outros animais.

O envenenamento de animais é um ato considerado crime no Brasil e está previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que regula os maus-tratos aos animais.

De acordo com essa lei, qualquer ato que cause dor, sofrimento, ferimentos, mutilações ou morte aos animais é classificado como crime.

Isso inclui o uso de venenos para matar ou prejudicar a saúde de um animal, seja ele doméstico, como cães e gatos, ou silvestre.

O envenenamento de animais é uma das formas mais cruéis de maus-tratos, pois não só causa dor intensa ao animal, como pode também ter consequências graves para o ecossistema, quando envolvem animais silvestres ou animais de interesse comunitário.

Do Blog Merece Destaque