Curta com locações no Moda Center é premiado em importante festival de cinema de Pernambuco

Fotos: Moda Center e Jozé Laurentino.

O curta-metragem santa-cruzense “Costureiras no Online” foi destaque na 18ª edição do Curta Taquary, um dos mais importantes festivais de produções audiovisuais independentes de Pernambuco.

A obra retrata a relevância das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe durante a pandemia de Covid-19, um período marcado por profundas transformações sociais, econômicas e produtivas no Polo de Confecções.

Com falas reais de costureiras, o curta narra os desafios enfrentados por essas mulheres, desde a produção emergencial de máscaras até a reinvenção do trabalho nos ambientes doméstico e digital.


Um dos cenários utilizados nas filmagens foi a Praça da Costureira, espaço dentro do Moda Center que simboliza a força e a resiliência dessas profissionais, pilares fundamentais da economia e da cultura local.


O Museu da Sulanca também foi fonte de pesquisa para essa obra audiovisual, que rememora o legado de Dona Petinha, uma das costureiras pioneiras da Feira da Sulanca, falecida em janeiro de 2023.


Sobre o curta-metragem

Dirigido por Rafa Montteiro e Mayara Bezerra, com roteiro assinado por Rafa e Agda, e coprodução da Murall Prod e Punctum Filmes, “Costureiras no Online” levou os prêmios de “Melhor Filme” e “Melhor Direção de Fotografia” na categoria “Mostra Agreste”.


"Homenagear as costureiras santa-cruzenses, ouvir suas histórias de superação durante a pandemia, pensar em cada detalhe do roteiro, da trilha e da edição, tudo foi muito especial. Ganhar o prêmio de ‘Melhor Filme’ no Curta Taquary, levando a história dessas mulheres que admiro tanto, foi grandioso demais”, disse Rafa Montteiro.


“É uma alegria poder tratar sobre a Sulanca e sobre as mulheres costureiras numa perspectiva de documentarismo, de cinema, de arte, e levar isso para milhares de pessoas em outras cidades. Então, ‘Costureiras no Online’ é não só para tratar sobre isso, mas também para sempre se voltar para a força da mulher dentro de Santa Cruz”, concluiu Mayara.

A produção audiovisual pode ser assistida abaixo: