Governo de Pernambuco prorroga edital de fomento a projetos com foco nas juventudes étnico-raciais


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), do Governo de Pernambuco, prorrogou as inscrições do Edital de Chamamento Público nº 003/2025, que selecionará organizações da sociedade civil interessadas em implementar projetos voltados à prevenção social da violência entre juventudes negras, indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais.

O governo estadual prevê investimento de R$ 1,6 milhão para financiar 16 iniciativas distribuídas pela Região Metropolitana do Recife, Matas, Agreste e Sertão, fortalecendo ações de impacto territorial e ampliando estratégias de cuidado e proteção às juventudes étnico-raciais.

Com a prorrogação, as inscrições seguem abertas até 27 de dezembro de 2025. As propostas devem ser enviadas em formato PDF (até 10 MB) para o e-mail seaprev@sjdh.pe.gov.br, com o assunto: “Edital de Chamamento Público nº 003/2025”. As iniciativas selecionadas terão duração de 12 meses e serão acompanhadas pela Secretaria Executiva de Prevenção à Violência (SEAPREV/SJDH).

A secretária Joanna Figueirêdo destaca que o novo prazo amplia a participação das organizações que atuam diretamente com populações racializadas. “Ao estender as inscrições, garantimos que mais coletivos, associações e instituições possam preparar suas propostas. Atendemos a uma orientação da governadora Raquel Lyra, que tem reafirmado o compromisso do Governo de Pernambuco com políticas que valorizam identidade, pertencimento e fortalecem o futuro das juventudes étnico-raciais no estado”, afirmou.

Para a secretária executiva Camilla Iumatti, a prorrogação é estratégica para fortalecer a rede de proteção nos territórios. “A prevenção social se faz com presença e escuta. Essa ampliação do prazo fortalece o diálogo com as organizações e permite que mais iniciativas transformadoras cheguem até a juventude, especialmente nos territórios mais vulneráveis.”, disse.