Slide

10/recent/ticker-posts

O QUE FAZER COM O 13º?

O fim de ano está chegando e com ele muita coisa boa: natal, presentes, ceia, réveillon, festas, férias e, claro, o décimo terceiro salário. Dinheiro é sempre bem-vindo e quando ele chega justamente quando temos presentes para comprar e tempo para gastar melhor ainda.

Esse é o pensamento que certamente passa pela cabeça de boa parte dos brasileiros que já recebeu ou está prestes a receber sua gratificação extra. Não posso culpá-los. Nada mais natural que associar dinheiro a consumo, ainda mais em um período em que todos estão comprando de tudo e as lojas não param de anunciar suas “Ofertas Imperdíveis”.

Infelizmente, esses brasileiros que não veem a hora de por as mãos no décimo terceiro são os mesmos que estão com dívidas até o pescoço. Passaram o ano todo parcelando as compras no cartão até que uma hora essas parcelas pararam de caber no bolso. Resultado? Dívidas, dívidas e mais dívidas.

Se esse é seu caso, não pense duas vezes, destine essa graninha a mais para ajudar a quitar as dívidas e equilibrar seu orçamento. Sei que é difícil abrir mão das tentações que o fim de ano nos impõe, mas acredite, lá na frente você agradecerá por ter tomado a decisão correta.

Ninguém gosta de não poder comprar presentes, ter que adiar a viagem com a família, ter que diminuir a quantidade de saídas e os valores gastos cada vez que se sai de casa, mas, mesmo sem gostar, é isso que você precisa fazer para colocar suas finanças nos eixos.

2016 está chegando e junto com ele a esperança de um futuro melhor. Novos projetos, novas possibilidades, ano novo, vida nova. Nada melhor do que aproveitar esse momento de transição para reorganizar sua vida em todos os aspectos, inclusive no financeiro. 

Tire o tempinho que te resta ainda esse ano para colocar as contas em dia, renegociar dívidas, se preparar para as muitas despesas que estão a sua espera logo em janeiro. Enfim, fazer tudo que for necessário para que o ano que está por vir seja melhor do que este que está terminando.

O décimo terceiro, dificilmente, resolverá todos os seus problemas. Nem por isso, deixe de utilizá-lo para te ajudar nessa caminhada. Ruim com ele, pior sem ele. Não abara mão desse importante recurso em troca do consumo de alguns bens dos quais você nem mesmo precisa. Sei que essa não é uma decisão fácil, mas afinal, o que na vida é fácil?

Quer que o próximo ano seja melhor do que este? Construa essa melhora! Ela começa por mudar seus hábitos financeiros, dentre eles, a maneira que você utiliza seu décimo terceiro. Não espere entrar o ano para começar a planejar seu futuro. Se quiser colher resultados amanhã, você precisa começar a mudar hoje.

A escolha é sua! O poder está em suas mãos. Saiba que da mesma maneira que seus resultados atuais são fruto do que você plantou algum tempo atrás, seus resultados futuros serão fruto do que você está plantando hoje. Se você já sabe o que quer colher no futuro, você também sabe o que deve plantar no presente.

Use seu décimo terceiro com consciência, seu bolso agradece.

Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante, fundador do Portal www.invistafacil.com e do instagram @oinvestidor.

Postar um comentário

0 Comentários