Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra para evitar Intoxicações Exógenas

As intoxicações agudas são causa importante de acidentes na infância e adolescência . A maior parte dos casos acontece no ambiente doméstico. As crianças mais novas estão naturalmente sob maior risco e a maior frequência de casos ocorre até os 4 anos de idade. Deve-se pensar sempre numa intoxicação quando o paciente, previamente sadio, apresentar perda da consciência, convulsões e sonolência, de início súbito.

Medidas Preventivas:

1- Guardar em local seguro e com chave, medicamentos e substâncias tóxicas e deixar em seus recipientes originais, evitando reutilização de embalagens.

2- Não armazenar produtos tóxicos junto a alimentos.

3- Não administrar remédios no escuro nem oferecer remédios com gosto atrativo como se fossem guloseimas.

4- Não praticar a automedicação. Não armazenar produtos fora do prazo de validade ou com rótulo danificado.

5- Ensinar a criança a não colocar plantas, cogumelos ou frutos desconhecidos ou remédios na boca. 
Não manter em casa plantas venenosas.

6- Cuidado com os "remédios caseiros" à base de plantas. 

7- Cuidado com gotas nasais descongestionantes. Não tomar medicações na frente das crianças, pois elas tendem a imitar o comportamento do adulto.

8- Prevenção de acidentes por escorpião: limpeza periódica do peridomicílio, evitando acúmulo de materiais como lenha, tijolos e pedras; manejo adequado do lixo, vedação da soleira das portas; cuidados de higiene das residências.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Postar um comentário

0 Comentários