Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Constipação Intestinal (Prisão de ventre)

Viviane Valença - Médica Pediatra.
A constipação intestinal ou prisão de ventre é um dos sintomas gastrointestinais mais frequentes nas crianças. Cerca de 90 a 95% dos casos são de origem funcional e não por doenças intestinais. 

A constipação não é uma doença, e sim um sintoma , caracterizado pela presença de duas ou mais das seguintes características, no período mínimo de um mês para crianças menores de 4 anos e de 2 meses para as maiores de 4 anos e adolescentes: duas ou menos evacuações por semana, mínimo de um episódio de incontinência fecal por semana, relato de comportamento de retenção de fezes, relato de defecações dolorosas ou com eliminação de fezes endurecidas, presença de fezes volumosas no reto e relato de eliminação de fezes volumosas que obstrua o vaso sanitário.

Sensação de esvaziamento retal incompleto pode ser referida por crianças maiores e adolescentes, enquanto irritabilidade, diminuição do apetite e/ou saciedade precoce podem estar presentes nas crianças menores de 4 anos, costumando desaparecer após a eliminação de fezes volumosas.

O tratamento é individualizado, logo, ao perceber esse sintoma, procure seu médico para diagnóstico e tratamento adequado, que constará também de orientação de hábitos alimentares.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários