Blog Merece Destaque Blog Merece Destaque Author
Title: Dicas da Pediatra: Rinite Alérgica
Author: Blog Merece Destaque
Rating 5 of 5 Des:
Rinite é a inflamação da mucosa que reveste internamente o nariz e se caracteriza por um ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal,...
Rinite é a inflamação da mucosa que reveste internamente o nariz e se caracteriza por um ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal, escorrimento nasal, coceira nasal e diminuição na capacidade de sentir os cheiros (olfato).

É frequente a associação de rinite alérgica e asma. A rinite alérgica está entre as doenças crônicas mais comuns e acomete pessoas de todas as idades. Pode acarretar má oclusão dentária e alterações no desenvolvimento facial. Logo, é importante que os médicos que acompanham crianças estejam alertas para este problema.

Um sinal bem frequente é a fricção do nariz com a palma da mão de baixo para cima, conhecido como "saudação do alérgico". Pode acontecer sangramento nasal, por fragilidade dos vasos da mucosa do nariz, desencadeada por espirros ou pelo ato de assoar o nariz vigorosamente. A presença de outros casos na família reforça o diagnóstico.

É frequente a associação com hipertrofia de adenoides. Crianças nascidas em famílias com antecedentes alérgicos têm que ser bem acompanhadas, com estímulo ao aleitamento materno e, na época de introdução de outros leites e/ou outros alimentos, ser bem orientado para evitar alimentos com potencial alergênico. Além disso, o cuidado com o ambiente de convívio da criança, com restrição de aeroalérgenos, podem reduzir em 50% o risco de alergia!

Na nossa região, ressaltamos o contato com poeira e pêlo, principalmente dentro de casa.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Anuncie Aqui

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

 
Topo