Blog Merece Destaque Blog Merece Destaque Author
Title: Matrícula ou renovação escolar: saiba quais aspectos avaliar
Author: Blog Merece Destaque
Rating 5 of 5 Des:
Antes da decisão, pais devem observar fatores como: desempenho escolar, dificuldade em lidar com outras crianças e até mesmo se a proposta ...
Antes da decisão, pais devem observar fatores como: desempenho escolar, dificuldade em lidar com outras crianças e até mesmo se a proposta pedagógica do colégio foi aplicada ao longo do ano letivo.

Uma das preocupações de quem tem filhos em fase escolar é a matrícula em um novo colégio ou até mesmo a renovação na escola atual. Isso porque algumas crianças ou adolescentes podem não se adaptar à metodologia de ensino ou enfrentar problemas de relacionamento com outro estudante. Especialistas em educação afirmam que estas questões devem ser levadas em consideração na hora da escolha por uma instituição de ensino, afinal, a decisão pode afetar o desenvolvimento e desempenho do aluno.

A psicopedagoga e orientadora educacional do Ceav Jr., Talita Santos, defende a ideia de que observar a criança/adolescente é um fator essencial na escolha pela renovação da matrícula. Os pais devem conferir se a proposta pedagógica foi aplicada conforme combinado inicialmente, observar o desempenho escolar do filho e, além disso, checar a relação do estudante com a própria instituição, incluindo professores e colegas. Então, se torna fundamental, segundo Talita, analisar se houve uma resposta satisfatória da escola em relação às competências individuais da criança, por meio de reuniões e encontros ao longo do ano, e ter confiança na instituição de ensino.

A baixa performance escolar, a dificuldade em lidar com outras crianças e até a presença do bullying são pontos que devem ser lidados pela escola. Para a psicopedagoga, "é papel da instituição de ensino lidar com fatores que acontecem dentro dela, quer envolvam relacionamentos interpessoais, quer envolvam desempenho pedagógico”.

Contudo, é importante salientar que nem sempre as escolas conseguem resultados positivos nas ações dos alunos. Por isso, é essencial avaliar se a instituição de fato se propôs a atuar de forma efetiva nessas questões. De acordo com a orientadora educacional do Ceav Jr., uma importante reflexão seria: “Eu confio que esta escola pode ajudar meu filho nessas questões?”, “Existe uma equipe atenta para estes aspectos?”.

Apesar disso, o valor da anuidade ainda é o primeiro fator analisado pelos pais na hora da matrícula, como observa Ronaldo Mendes, diretor do Colégio Visão, com mais de 15 anos de vivência na área. Em seguida, os responsáveis buscam saber o custo do material pedagógico, as atividades extras, a metodologia, segurança, avaliações e, por último, quem integra o corpo docente da escola. Ronaldo explica que uma das preocupações de quem tem filho cursando o ensino médio é o material didático voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Apesar de acontecer com pouca frequência, a mudança de escola durante o ensino médio costuma ocorrer por problemas como adaptação do adolescente ou pela mudança de endereço, porém a transferência não é recomendada por especialistas. As perdas afetivas, ou seja, a quebra de convívio com colegas de sala são as mais difíceis de aceitar, de acordo com Talita Santos, que aconselha aos responsáveis a buscarem preservar os relacionamentos anteriores fora da sala de aula. Mudanças significativas repetidamente podem causar um forte prejuízo emocional.

Talita explica que, de forma geral, as mudanças demandam sempre bastante investimento psíquico em qualquer idade, inclusive nos adultos. Para as crianças, especialmente, depende de como os responsáveis lidam e reagem às mudanças que elas terão que enfrentar. "É importante projetá-las sempre de forma positiva. E enfatizar que as transição podem acrescentar um importante ponto positivo que não se tinha anteriormente e fazê-las refletir e entender que a fase adaptativa é difícil, mas passa”, ressalta a psicopedagoga.

Para a transição ser menos traumática para o estudante, a educadora orienta os responsáveis a responder - de forma objetiva - todas as perguntas em relação a troca de escola e preparar os filhos para que se sintam acolhidos nesse período. Sendo a afetividade e o amor as principais ferramentas para manter a segurança desses alunos que irão para um novo ambiente.

Anuncie Aqui

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

 
Topo