Slide

10/recent/ticker-posts

De Coadjuvante a ator principal, um longo caminho a percorrer

COADJUVANTE:
Que coadjuva, ajuda, concorre para um fim comum.
Quer dizer aquele ator que participa da cena e está ligado direta ou indiretamente com o papel do protagonista. Ator que interpreta papeis secundários.

A definição acima cabe muito bem em inumeráveis exemplos que conhecemos. O coadjuvante é justamente aquele(a) indivíduo imprescindível para que as coisas aconteçam em torno daquele que vai, invariavelmente receber a atenção maior e os louros das conquistas. Aqui no nordeste diz-se que o coadjuvante é o "batedor de esteira". Na vaquejada o batedor de esteira é o vaqueiro secundário que ajuda o primário, chamado de "puxador", a derrubar o boi na faixa. Sua função é passar o rabo do boi para o "puxador" e manter o boi entre ele e o vaqueiro primário.

Na política temos vários atores principais, ou mesmo "puxadores", dada a sua condição de líder ou mesmo de ocupar um cargo mais elevado e, junto a eles, os coadjuvantes.

Muitos coadjuvantes aceitam e mantém por toda a vida esta condição e até se vangloriam por isso e outros não. 

Aqui em Santa Cruz do Capibaribe vários casos servem de exemplo e o que me chamou mais atenção foi o do Vereador Ernesto Maia.

Ernesto passou muito tempo sendo o braço direito do seu tio José Augusto Maia, era seu fiel escudeiro e coordenador de campanhas. José Augusto foi vereador, prefeito por duas vezes e deputado federal, portando personificando o "ator principal" e em todas essas investidas teve o suporte e apoio de Ernesto, o "coadjuvante".

Mas, e sempre tem um mas, Ernesto começou a pensar diferente e não compactuar com todas as ideias de seu tio. Em certo momento peitou José Augusto e daí em diante a sua condição de coadjuvante ficou abalada.

Quando Ernesto decidiu entrar no PT, e a entrada no partido aconteceu quando o PT estava sendo escrachado, foi uma atitude ousada e deu a carta de alforria a Ernesto, pois ele entrou em um partido que não tem nenhuma interferência do seu tio Zé Augusto.

Ernesto tem acertado em suas escolhas e foi um dos primeiros a defender a candidatura de Marília Arraes ao governo do estado e com isto ganhou notoriedade. Nas pesquisas eleitorais Marília já é mostrada com amplas possibilidades de obter êxito em suas pretensões. O vereador é chamado para opinar sobre os rumos da pré campanha de Marília, participa ativamente da construção das estratégias e isto faz com que apareça com mais frequência.

Ernesto ainda não é ator principal aqui na Capital da Moda, mas o que ele tem traçado sinaliza para isso. 

Quem viver, verá!

Escrito Por Jairo Gomes

Postar um comentário

0 Comentários