Slide

10/recent/ticker-posts

Epidemia de dengue no Rio pode ser 'a maior da história'

O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, afirmou na noite desta terça-feira (13) que há "forte possibilidade de haver uma grande epidemia" de dengue em 2012. Para ele, essa será "talvez uma das piores epidemias da história do estado". O secretário se reuniu com o governador Sérgio Cabral, para quem apresentou medidas de combate ao mosquito transmissor da doença.

"Temos uma situação extremamente grave, que é a circulação de um vírus novo, que nunca tinha circulado no Brasil. Temos 11 casos em Niterói confirmados. Temos forte possibilidade de que esse vírus já tenha circulado por outras regiões, mas ainda não foi confirmado. Temos ainda outros dois vírus que circulam no estado. Temos pessoas suscetíveis a diversos vírus", justificou.

A reunião com o governador foi, segundo ele, para que fossem apresentadas medidas que serão tomadas por algumas secretarias estaduais.

Côrtes afirmou que, por exemplo, a Secretaria do Ambiente apresentou um plano de combate ao mosquito em ferros-velhos. E uma ação que foi copiada de Cingapura, chamada de "Dez minutos contra a dengue", que será um programa de incentivo ao combate ao mosquito. "O que os órgãos públicos e a população podem fazer no dia a dia contra o mosquito", explicou.

Outro ponto discutido na reunião foi um encontro que será feito na próxima segunda-feira com 92 prefeitos de municípios do estado, além de autoridades de Cingapura e de Cuba. "A Secretaria de Saúde irá pactuar metas para que esses municípios façam combate efetivo, e vamos também trabalhar num plano de contingência, na possibilidade de termos um número de casos elevados no ano que vem."

Ele afirmou que possivelmente a Região Serrana do estado terá um aumento no número de focos do mosquito Aedes Aegypti: "Temos um risco muito grande na Região Serrana pelo desastre ambiental que tivemos, então podemos ter criadouros novos na região, porque foram formados em função do desastre."

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários