Slide

10/recent/ticker-posts

Agentes do FBI visitam Pernambuco para acompanhar perícia em tecidos


Agentes do FBI, a polícia federal norte-americana, e um representante da Embaixada dos Estados Unidos se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) com os órgãos de Pernambuco envolvidos nas investigações sobre a importação ilegal de lixo hospitalar. Richard Cavalieros, adido do FBI no Brasil; Alvin Medina, chefe do Homelands Security, ligado ao serviço de alfândega e imigração dos EUA; e Pedro Moreira, investigador administrativo da Embaixada em Brasília, chegaram à sede da Polícia Federal, no Recife, no final da manhã.

A permanência dos americanos na capital pernambucana vai depender da necessidade que for constatada. Damásio acredita que Cavalieros deva retornar a Brasília nesta sexta-feira (21), mas que os outros dois permanecem no Estado por mais alguns dias.Na tarde desta quinta, os três representantes dos EUA devem visitar o Instituto de Criminalística (IC) para ver como estão sendo feitas as análises dos tecidos. A Polícia Federal vai trabalhar em cooperação com os Estados Unidos para identificar todos os envolvidos no esquema do lixo hospitalar vindo para o Brasil, desde a exportadora nos EUA até os importadores brasileiros. "A cooperação internacional em casos como esse é essencial. Diligências já estão sendo feitas nos Estados Unidos", explica o secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio. Os representantes das instituições norte-americanas não têm autorização do governo dos Estados Unidos para conversar com a imprensa.

Também estiveram presentes na reunião Marlon Jefferson, superintendente da Polícia Federal; Jaime Brito, gerente-geral da Agência Pernambucana de vigilância sanitária (Apevisa); Paulo Câmara, secretário da Fazenda de Pernambuco; Luiz Fernando Teixeira Nunes, superintendente da Receita Federal; e a delegada Ana Elisa, da Polícia Civil de Caruaru.

Segundo Damásio, o inquérito da Polícia Civil deve ser encerrado em uma semana. "Assim que os laudos forem concluídos, encaminharemos para a Justiça Estadual. De acordo com o posicionamento da Justiça e do Ministério Público, daremos o inquérito por encerrado ou podemos encaminhar os laudos para a Polícia Federal", explica o secretário da SDS.

Blog Merece Destaque
Fonte: G1 PE

Postar um comentário

0 Comentários