Tragédia sem fantasia.
No espaço de apenas três décadas, mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas no Brasil.
*Murilo Cavalcanti.
I- O carnaval acabou. Os tambores silenciaram. As fantasias foram recolhidas. A maior festa do planeta celebrou a união das raças. Mas não se iluda: a matança continua. Em três décadas de guerra urbana não declarada morreram assassinadas no Brasil 1.091.125 pessoas.
II- Sim, meu caro leitor, você não leu errado. Foram 1milhão, noventa e um mil e cento e vinte e cinco pessoas vítimas de homicídio. De cada três assassinados, dois têm a pele preta. Nunca na história desse país foi tão profundo o fosso entre a segurança de brancos e negros.
III- No ano de 2002, foram assassinados mais 46% de negros do que de brancos. Em 2008, seis anos depois, esta cifra chegou a 103%. E entre 2002 e 2008 o percentual de brancos assassinados caiu 22,3%.
IV- Em algumas unidades da Federação, os números são estarrecedores. Na Bahia são 439% a mais de pretos assassinados. Na Paraíba, 1.083%. Em Alagoas, 974% segundo dados do mapa da violência do Instituto Sangari.
V- Por trás destes números está uma cruel realidade: falta um Plano Nacional de Segurança Pública. E também políticas sociais consistentes que possam levar dignidade e cidadania para a população da periferia dos grandes centros urbanos, notadamente com foco na população jovem e masculina, principais atores e vitimas desta guerra civil.
VI- Esta tragédia sem fantasia é retratada a partir da realidade educacional brasileira. Das dez melhores escolas do ensino médio, somente uma é pública. Há um verdadeiro apartheid educacional que posteriormente é refletido nos números da violência.
VII- Os alunos das redes estaduais e municipais do Brasil tiveram uma média de 387, semelhante à média da Albânia. Enquanto isso, alunos da rede privada tiveram média de 502, semelhante à nota dos estudantes dos EUA.
VIII- É inaceitável que o Brasil continue se matando. É inaceitável que o Brasil seja o campeão mundial de mortes violentas. É inaceitável que se mantenha esta guerra surda e suja que mata 50 mil brasileiros por ano.
IX- O Brasil e suas famílias querem a paz. Um passo importante na direção da paz e da cidadania é estabelecer urgentemente uma política nacional de segurança pública com cidadania.
X- Ou o Brasil se mobiliza para dar um basta a esta matança, ou vamos continuar assistindo na mídia às manchetes vermelhas, com o sangue dos cidadãos jorrando, fruto da marginalidade e da delinquência urbana.
Redes Sociais