Slide

10/recent/ticker-posts

INFORME SISTEMA FIEPE - AGRESTE‏

SENAI PE investe 2 milhões novas instalações no Araripe.

O SENAI Pernambuco investiu quase 2 milhões nas novas instalações de sua Escola Técnica Araripina, que será inaugurada nesta quinta-feira (9 de agosto), às 19h30. A Escola é o primeiro estabelecimento de ensino técnico presente nos Sertões do Araripe e Pajeú.

Em abril deste ano a Escola foi autorizada a realizar os cursos técnicos de Administração e em breve poderá operar com os cursos de Segurança do Trabalho e de Eletromecânica (que vinham sendo realizados em parceria com a unidade SENAI Água Fria). Atualmente, a Escola também mantém turmas de Técnico de Gestão de Processos Industriais - Gesso.

A unidade funciona desde 1991, originariamente como Agência de Treinamento Sebastião Lesse de Figueiredo Lins, apoiando as indústrias do Polo Gesseiro com ensaios laboratoriais e capacitações em unidades móveis.

Em 2008, a unidade passou a ser Escola e atualmente realiza cursos de qualificação e aperfeiçoamento de Torneiro Mecânico; Gesseiro; Auxiliar Administrativo, Eletricista de Baixa Tensão; Pedreiro; Operador de Retroescavadeira; Operador de Escavadeira;Operador de Empilhadeira; Operador de Pá Carregadeira; NR 10; e MOOP. Foi também nessa época em que os cursos técnicos em parceria com outras unidades do SENAI - PE passaram a acontecer. De 2008 para cá, a Escola já formou um total de 983 alunos, sendo, 156 em cursos técnicos; 390 em qualificação, e 437 em aperfeiçoamento.

Para 2012 estão previstas a formação de 546 Alunos (em cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento), nas cidades de Araripina, Salgueiro e Trindade, inclusive no Programa Novos Talentos. Estão previstas mais 275 matrículas que beneficiarão pessoas dos municípios de Araripina e Ouricuri inscritas no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A Escola atua fortemente na realização de serviços laboratoriais de Gesso; pré-moldados de Gesso (Placa e Bloco). Neste segundo semestre está previsto o atendimento de 23 indústrias do Polo Gesseiro para realização de ensaios e análises laboratoriais.

Pronatec - Foi criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. O Programa é executado na maioria das ações pelo SENAI, SENAC e IFPEs pelo Brasil.

Gestão de pessoas é tema de curso em Caruaru

O Núcleo da FIEPE no Agreste oferece, nesta quarta-feira (08), o treinamento em Gestão Estratégica de Pessoas. A mestra em Administração Cássia Albuquerque vai orientar como liderar equipes de alto desempenho. A aula será das 14h às 22h na FIEPE, em Caruaru. As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações (81) 3722.5667 ou nucleocaruaru@fiepe.org.br.

Estão abertas as inscrições do Prêmio de Inovação

A edição 2012 do Prêmio Nacional de Inovação está com inscrições abertas. A premiação, aberta a empresas de todos os portes, é organizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado em Pernambuco pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PE). O prêmio é dividido em quatro categorias: gestão da inovação, agente local de inovação, inovação tecnológica e modelo de negócio. A inscrição pode ser feita no site www.premiodeinovacao.com.br até o dia 31 de agosto.

Biblioteca do SESI começa funcionar em Floresta

A 17ª biblioteca do SESI no Estado começa a funcionar nesta segunda-feira (6) no município de Floresta, no Sertão pernambucano. O local é um centro multimídia para estudo e pesquisa, destinado a trabalhadores da indústria, estudantes e população em geral. O presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real, inaugurou a a biblioteca, que faz parte do programa Indústria do Conhecimento, no dia 1º, em solenidade no centro da cidade.

Segundo Côrte Real, a escolha por Floresta faz parte da estratégia de interiorização dos serviços do SESI. "A região do São Francisco possui grande apelo industrial, com alta competitividade na área de exportação. Dessa forma, é mais que necessário ofertar acesso ao conhecimento para trabalhadores nas bibliotecas", afirmou.

A biblioteca de Floresta conta com acervo de 1.300 livros, além de CDs, DVDs e dez computadores com internet gratuita. Ainda dentro do programa Indústria do Conhecimento, serão inauguradas mais três unidades em Pernambuco, totalizando 20 bibliotecas. Em todo o Brasil, serão 350 unidades lançadas pela CNI.

Postar um comentário

0 Comentários