Slide

10/recent/ticker-posts

Como cuidar da sua saúde no verão


Que o verão é a estação mais aguardada do ano, isso ninguém dúvida. As pessoas passam o ano inteiro sonhando com a chegada das férias, praia e viagens com a família. Mas, para que tudo ocorra como o planejado e as tão sonhadas férias não se tornem um pesadelo, é de extrema importância evitar que certos problemas aconteçam.

Ao contrário do inverno, quando devemos ingerir alimentos mais energéticos (que geram mais calor durante seu metabolismo), no verão recomenda-se a ingestão de refeições mais leves e o mais naturais possível.

Algumas das doenças mais comuns durante essa estação são desidratação, insolação e intoxicação alimentar, que podem ser facilmente evitadas! Confira como:

Atenção com a alimentação

Durante a viagem as pessoas estão expostas às mudanças climáticas, geográficas e culturais, que se reflete em modificações dos padrões sanitários e alimentares. É comum a ocorrência de infecções gastrointestinais uma vez que o calor e a umidade propiciam a proliferação de bactérias. Para evitar a contaminação, é recomendado optar por alimentos mais leves, como frutas e verduras de folhas. Além disso, é importante a ingestão de água ao longo de todo o dia.

Praia, sol e pele bronzeada

Embora traga prazer pessoal e beleza, a pele bronzeada pode ser prejudicial. A exposição prolongada ao sol pode provocar desde queimaduras, manchas e alergias até câncer de pele.

No verão aumenta a incidência dos raios ultravioleta A e B. O raio ultravioleta A (maior responsável pelo envelhecimento da pele) mantém a mesma concentração durante todo o dia, ao contrário do raio ultravioleta B, que aumenta sua concentração no período entre 10h e 15h, com maior intensidade às 12h.

Utilizar o protetor solar não é única recomendação. É aconselhável, ainda, o uso de chapéus, bonés, óculos e roupas leves, que funcionam como complementos do filtro. Os protetores solares devem ser passados de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou depois de longos mergulhos.

Doenças causadas por mosquitos

Ao se deslocar para uma área de risco de doenças transmitidas por mosquito como malária, dengue, febre amarela, febre do Nilo Ocidental, são necessários alguns cuidados. O calor e a chuva potencializam a reprodução dos insetos, aumentando a incidência das transmissões das doenças.

Recomenda-se a utilização de repelentes, mais de uma vez ao dia, nas partes mais expostas do corpo e o uso de mosquiteiros e de telas. Também é importante evitar a exposição no horário de maior atividade dos mosquitos (anoitecer e amanhecer).

Depois da viagem

No retorno das viagens, os cuidados devem continuar. É necessário observar algum sinal ou sintoma: febre, dor de cabeça, mal-estar geral ou qualquer outra alteração na saúde. Nesses casos recomenda-se procurar um médico ou o serviço de saúde, informando os locais por onde viajou.

Depois de seguir essas dicas é só toda a família aproveitar, afinal foi uma estação muito esperada por todos.

Postar um comentário

0 Comentários